Especialista de Juiz de Fora tem dicas para conseguir uma vaga

14/01/2017 18h51 - Atualizado em 17/01/2017 17h56

Empresas da Zona da Mata e do Campos das Vertentes anunciaram 5.374 oportunidades de emprego em 2016 nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e pelo portal JFEmpregos. Só no site de Juiz de Fora, foram 4.530 oportunidades anunciadas, com uma média de 35% de preenchimento. Já nos Sines de Muriaé, Barbacena e Ubá, 46,7% das vagas foram ocupadas. Especialista em Recursos Humanos orienta candidatos a conseguirem uma colocação no mercado de trabalho.

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), responsável pelo Sine, houve alterações no perfil das oportunidades ofertadas pelos empregadores. Segundo a Sedese, exige-se mais qualificação dos trabalhadores e as exigências estão relacionadas ao maior número de desemprego.

Solicite seu PDF com 5.000 Questões do concurso . Clique aqui para solicitar.

Em 2016, o valor do salário desestimulou o interesse do trabalhador, conforme pesquisa. Algumas oportunidades têm salários inferiores ao mercado e, devido ao aumento de alguns custos, como energia elétrica e água, os empregadores diminuem o quadro de funcionários ou trocam por funcionário com salário inferior ou por estagiários, de acordo com o levantamento.

O especialista em Recursos Humanos José Simão da Silva Júnior disse que, mesmo que algumas das oportunidades estejam com salários inferiores ou que tenha poucas vagas oferecidas, outro empecilho na hora de selecionar é a qualificação do candidato.

"Atualmente muitas vagas exigem uma maior qualificação, mesmo que seja de nível médio, por exemplo, a exigência de saber usar o Pacote Office completo, principalmente o excel. Muitas pessoas têm dificuldades de usá-lo e é interessante que a pessoa procure fazer cursos básicos que o leva para o mercado de trabalho", informou.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Juiz de Fora, o mês com maior número de vagas divulgas no portal JFEmpregos foi agosto, com 1.859 oportunidades, seguido por julho, com 862. Durante 2016, 506 novas empresas e 30.128 novos profissionais se inscreveram no endereço eletrônico.

Buscando melhorar o cenário econômico, a Sedese anunciou o projeto "Busca Ativa de Emprego". Ele identifica os setores econômicos que geram emprego nos municípios, através da análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e dos dados cadastrais de pessoas jurídicas contribuintes do ICMS no Estado.

O programa também mostrou empresas que atuam nos setores de geração de emprego mapeados via Caged. Até o início de 2016, o Sine de Muriaé aprovou a nova metodologia e irá iniciar, em breve, o mapeamento.

O portal JFEmpregos quer intensificar as ações com dinamização dos projetos já existentes e a implantação de novos. O setor responsável ainda informou a modernização do portal deve ocorrer em breve, para promover mais agilidade e facilidade por profissionais e empresas.

No portal, o interessado já consegue usar o projeto "Orientação curricular". Os usuários podem solicitar, no próprio sistema, informações e orientações para o preenchimento do currículo, aumentando as chances de participar de entrevistas. Em 2016, o portal atendeu 500 orientações.

De acordo com o especialista em Recursos Humanos, a "receita" para conseguir emprego e se capacitar é determinação, trabalho e foco. "Cada vez mais há oportunidade para se capacitar. Temos que buscar fazer cursos na área que você quer se especializar", informou ele.

Na hora de procurar emprego, é preciso mostrar currículo específico para a vaga. É importante pesquisar sobre a empresa e entender se a vaga está de acordo com os objetivos e com a real capacitação.

"Quando for montar o currículo, é fundamental investir tempo para que ele saia completo. Deve ter os dados fundamentais, contatos, e-mail, explicar o que fez em cada experiência de trabalho e ramo de atuação", explicou.

Simão ainda orientou que as pessoas devem ter o currículo na forma eletrônica. "Ainda existe muitas empresas que necessitam dele em mãos de forma impressa, mas ele de forma eletrônica tem muito mais chances de ser visto e facilitar para a pessoa que está fazendo a triagem", disse.
© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br