O resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), inicialmente previsto para ser divulgado nesta quinta-feira, 21, foi postergado para fevereiro de 2025.
Durante uma coletiva de imprensa, Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística da seleção, explicou que o adiamento não prejudica os planos de realizar uma nova edição do concurso. “A ministra anunciou que estamos avaliando a próxima edição; no entanto, ainda estamos definindo as datas e os detalhes a serem comunicados”, declarou Retamal. Ele também revelou que uma consulta inicial já foi realizada com os órgãos autorizados a abrir concursos para determinar quais participarão do próximo CNU.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CNU.
Esta consulta preliminar aos órgãos já gerou resultados, e os dados estão sendo consolidados. Além disso, há aspectos orçamentários sendo avaliados para definir os detalhes do próximo Concurso Público Nacional Unificado. A decisão final sobre a realização da segunda edição do CNU deverá ser tomada em dezembro deste ano, após análises sobre a eficácia da primeira edição realizada neste ano e estudos sobre a viabilidade de um segundo concurso em 2025.
A primeira edição do CNU, lançada este ano, ofereceu 6.640 vagas em diversos cargos de níveis médio e superior em mais de 20 órgãos federais, incluindo Previc, AGU, Ministério da Justiça e IBGE, com salários de até R$20 mil. Alexandre Retamal afirmou que os aprendizados obtidos permitirão melhorias significativas na próxima edição do concurso.
O Concurso Unificado é uma abordagem inovadora na seleção de servidores para o Poder Executivo Federal, permitindo que os candidatos concorram a múltiplas vagas em diversas carreiras e órgãos através de uma única inscrição e prova. Realizado em 228 cidades por todo o país, o CNU é pioneiro em sua abrangência, comparado aos concursos federais anteriores, que se limitavam a Brasília ou capitais estaduais.
O adiamento do anúncio dos resultados se deu por um acordo judicial que reintegrou 32.260 candidatos ao concurso, após um problema com o preenchimento dos gabaritos. Isso permitiu a correção das provas discursivas e redações de candidatos às vagas reservadas para negros que alcançaram a nota mínima.
Dos órgãos consultados para participação no novo CNU, a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco já confirmaram sua adesão. O Ministério da Saúde ainda avalia sua participação.
A primeira edição do CNU foi organizada pela Fundação Cesgranrio e avaliou os candidatos através de provas objetivas e discursivas. Os resultados finais agora serão anunciados em 11 de fevereiro de 2025.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CNU.
A Editora Solução é referência em apostilas para concursos. Acesse e confira:
www.editorasolucao.com.br