Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Autorização para novo Concurso da ANP está prevista no CNU 2025

Um novo concurso da ANP deve ser aprovado pelo MGI, com novas vagas permanentes, através do CNU 2025. Confira todos os detalhes!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) está em processo de autorização para a realização de um novo concurso público da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A confirmação da seleção deve ocorrer nos próximos dias e, segundo informações extraídas de fontes do Governo Federal, as vagas previstas para essa seleção serão integradas ao Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.

Detalhes do Concurso


Baixe agora 5.000 Questões do Concurso ANP.

Embora os cargos específicos ainda não tenham sido oficialmente divulgados, o concurso da ANP deverá abranger diversas posições efetivas. De acordo com a solicitação feita pela agência em 2024, foram requeridas 132 vagas efetivas para suprir a carência de pessoal. O detalhamento das vagas solicitadas inclui:

- 59 vagas para Especialista em Regulação de Petróleo, Derivados e Gás Natural
- 21 vagas para Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural
- 13 vagas para Técnico em Regulação de Petróleo, Derivados e Gás Natural
- 25 vagas para Analista Administrativo
- 14 vagas para Técnico Administrativo

Os candidatos deverão ter formação em nível médio ou superior, dependendo da função a que se candidatarem.

Cronograma e Avaliação


O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) está previsto para ser publicado em junho de 2025, com as inscrições também sendo realizadas no mesmo mês. A escolha da banca organizadora para o concurso está programada para iniciar ainda em abril de 2025. A avaliação dos candidatos ocorrerá por meio de provas objetivas e discursivas, que testarão tanto conhecimentos gerais quanto específicos relacionados aos cargos oferecidos.

Contexto Histórico e Orçamentário


Em 2023, a ANP havia solicitado a realização de um novo concurso, mas não conseguiu a autorização necessária, ficando de fora das agências reguladoras que receberam sinal verde do Governo Federal para abrir novas seleções. Naquela ocasião, a ANP chegou a reservar recursos no orçamento para a contratação da banca organizadora, demonstrando sua intenção de realizar a seleção, mas o processo foi interrompido devido à falta de autorização.

No ano anterior, oito agências reguladoras, como a ANATEL, ANTT, e ANVISA, receberam autorização para realizar concursos, enquanto a ANP ficou sem essa possibilidade. A falta de novos concursos tem gerado preocupações sobre a capacidade da ANP de desempenhar suas funções, uma vez que a falta de reposição de servidores tem comprometido a eficiência das atividades da autarquia.

Último Concurso


O último concurso realizado pela ANP ocorreu em 2015, oferecendo 34 vagas, das quais 24 eram destinadas ao escritório central da agência no Rio de Janeiro. As vagas foram direcionadas para o cargo de técnico, distribuídas em três áreas: Regulação Geral, Química e Administrativa. Para se candidatar, os interessados precisavam ter concluído o ensino médio, e a especialidade em Química exigia ainda um curso técnico na área. A avaliação consistiu em uma prova objetiva com 60 questões, abrangendo temas como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Informática e Conhecimentos Gerais sobre a estrutura da indústria do petróleo e gás.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso ANP.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br