A realização de um novo concurso Anvisa foi discutida no último dia 14, na 17ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com os diretores da autarquia, é grande a necessidade de contratação de novos servidores.
A diretora Meiruze Freitas já havia dito antes mesmo da reunião, que a atua com 70% da sua força de trabalho em comparação ao ano de 2017, ou seja, com 30% a menos do que o ideal. O diretor Alex Machado Campos enfatizou na última reunião que a Anvisa não terá condições de continuar operando com o quadro de servidores que possui hoje.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Anvisa.
A necessidade de realização de um novo concurso Anvisa foi reforçada tanto pelos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária como pelo presidente Antonio Barra Torres. O chefe da agência disse ao jornal O Globo, que a necessidade de servidores tem causado transtornos e deficiência no atendimento e que essa necessidade já foi apresentada ao Ministério da Economia mais de uma vez.
Responsável pela análise e aprovação das vacinas contra a Covid-19, a agência reguladora trabalhou durante a pandemia com seu menor quadro de servidores dos últimos 20 anos e mesmo com o aumento da demanda de trabalho, o número de profissionais continuou caindo.
Entre os anos de 2017 e 2020, a força de trabalho da Anvisa caiu quase 12%. Foram 217 servidores a menos por conta de aposentadorias e que não foram repostos. A Agência contava com 1.580 funcionários no início de 2021e um déficit de 94 servidores na área técnica, mas hoje já são 107 cargos vagos.
Mas, para que as vacâncias sejam repostas por meio da realização de um novo concurso, ainda será necessária a aprovação do Ministério da Economia. A Anvisa informou em abril deste ano que iria solicitar a realização de um novo concurso ao Ministério da Economia e disse ainda que o pedido seria realizado até maio, que o prazo estabelecido para isso ocorra.
Foram solicitadas 107 oportunidades, distribuídas da seguinte maneira: nível médio - técnico administrativo e técnico em regulação e vigilância sanitária (cinco vagas). Já para o nível superior, as oportunidades seriam de especialista em regulação e vigilância sanitária (43) e analista administrativo (15).
O pedido feito pela Anvisa em 2020 solicitou a abertura de 75 vagas, ou seja, 32 a menos do que o deste ano, demonstrando assim, a grande redução no quadro de servadores da agência.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Anvisa.