O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi renovado, seguindo válido por mais dois anos e nele está previsto um novo concurso Banrisul. A diretora da Fetrafi RS e membro do Comando Nacional dos Banrisulenses, Raquel Gil de Oliveira informou que a proposta que está em vigor desde o dia 1º de setembro trouxe avanços importantes.
O ACT disse que a realização do novo concurso para escriturário servirá para repor os servidores que se desligaram por meio do Plano de Desligamento Voluntário (PDV) anterior e até pelo que foi anunciado pelo banco para o próximo ano.
Inicialmente, são 824 vagas sem contar os postos que ficarão em aberto com a próxima adesão ao PDV, que segundo a categoria poderá chegar a 800 cargos. A diretora da Fetrafi RS e Banrisulense, Ana Maria Betim Furquim falou que a realização de concurso público é uma bandeira histórica do movimento sindical e o banco aceitou a reivindicação depois de muito tempo.
Mesmo com o acordo entre banco e o sindicato, o Banrisul ainda não se manifestou em relação a previsão para publicação do novo edital, bem como o quantitativo inicial de vagas para o cargo de escriturário. O último edital para o cargo foi publicado em 2018 ofertando 200 vagas de nível médio, além de formar cadastro de reservas.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva com 80 questões, sendo 45 de Conhecimentos Básicos e 35 Específicas. O salário ofertado foi de R$3.971,82, sendo salário base de R$2.302,52 mais os auxílios de alimentação e refeição.