Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

CNU 2025: Governo busca medidas para aumentar participação feminina

Para aumentar a presença feminina em posições públicas, o governo está elaborando estratégias para o CNU 2025. Veja os detalhes!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) anunciou a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025. O objetivo do governo é implementar estratégias que promovam a inclusão de um número maior de mulheres na seleção.

A edição inaugural do CNU, realizada em 2024, destacou um desafio persistente no âmbito do Poder Executivo Federal: a baixa representação feminina em carreiras essenciais.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CNU.

Apesar de as mulheres terem correspondido a 52% dos inscritos, apenas 41% dos classificados eram do sexo feminino, e esse percentual despencou para meros 8% em áreas como Tecnologia da Informação.

"Analisando os dados separadamente, identificamos uma discrepância alarmante. Enquanto nas áreas sociais e educacionais as mulheres conquistam 60% das aprovações, em TI esse índice é drasticamente reduzido. Isso evidencia um problema estrutural que se inicia nas escolhas profissionais e persiste nos concursos", observou a ministra Esther Dweck.

Em resposta a essa situação, o governo está considerando a adoção de medidas inspiradas em iniciativas do Ministério das Relações Exteriores, que implementou um sistema de bonificação para candidatas nas fases iniciais de seu último concurso.

"Não se trata de garantir vagas, mas de criar mecanismos que mitiguem desvantagens sociais", esclareceu a ministra. Adicionalmente, serão incentivadas as candidaturas femininas em setores tradicionalmente dominados por homens, como Tecnologia e Infraestrutura, através de programas de mentoria.

Para o Concurso Unificado deste ano, será lançada uma campanha específica para as candidatas, apresentando histórias inspiradoras de servidoras que alcançaram sucesso.

Vagas e órgãos do CNU 2025 em fase de avaliação



A lista de vagas, cargos e órgãos que participarão do próximo CNU ainda está sendo elaborada.

O MGI precisa garantir a adesão de um número suficiente de órgãos para justificar a realização do concurso de forma unificada. Na edição anterior, mais de 20 órgãos e autarquias estiveram envolvidos.

Embora a lista de órgãos ainda não tenha sido confirmada, alguns já manifestaram sua intenção de participar do Concurso Unificado, incluindo:

- Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas;
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas;
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): 10 vagas;
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas;
- Ministério da Fazenda: 30 vagas;
- Fundação Cultural Palmares: 10 vagas.

O Ministério da Saúde também está avaliando a possibilidade de participar da edição de 2025, com autorização para preencher 319 vagas efetivas.

O Orçamento, aprovado pelo Congresso em março, prevê mais de 85 mil oportunidades para concursos federais. O MGI analisará quais novas vagas poderão ser autorizadas ainda este ano.

Novas carreiras transversais estarão incluídas no próximo concurso unificado, conforme afirmou a ministra Esther Dweck, além da área Administrativa.

Em entrevista exclusiva, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Júnior, mencionou que o CNU 2025 deve contar com aproximadamente 3 mil vagas, metade do que foi oferecido na primeira edição.

"Há um conjunto de vagas que estão previstas para serem autorizadas em 2025. Somando tudo, acreditamos que podemos reunir cerca de 3 mil a 3.500 vagas para a realização da segunda edição do concurso unificado", afirmou.

Seleção da banca organizadora do novo CNU terá início este mês



A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, revelou que a seleção da banca responsável pelo CNU 2025 começará em abril.

Em entrevista, a ministra indicou que um Termo de Referência (TR) para uma chamada pública será divulgado neste mês. Esse documento servirá como base para o edital, contendo informações sobre vagas, cargos, áreas e estrutura das provas do concurso.

Com base nesse termo, as bancas organizadoras entenderão a dinâmica do novo CNU e poderão apresentar suas propostas para a organização do concurso.

"Este é um TR para convocar as bancas. Portanto, em princípio, faremos uma nova chamada para avaliação. Eu não queria realizar isso antes da sanção da Lei Orçamentária, pois precisava de um orçamento aprovado e de recursos bem definidos para as vagas do concurso", explicou a ministra, conforme entrevista ao Metrópoles.

As decisões sobre a próxima edição do CNU serão consolidadas com a Casa Civil e o presidente Lula. "Quero alinhar tudo com a Casa Civil e com o presidente. Contudo, no início de abril, na primeira quinzena, já devemos fazer um anúncio", afirmou a ministra.

Cesgranrio continua na disputa pela organização do concurso



Fontes do Governo Federal já haviam informado que a chamada pública para a seleção da banca do CNU 2025 seria iniciada em abril.

Na edição anterior do Concurso Unificado, a Fundação Cesgranrio foi a escolhida. A abertura de uma nova chamada pública não exclui a banca da disputa.

A Cesgranrio ainda pode ser contratada, mas enfrentará concorrência de outras grandes instituições interessadas.

A banca escolhida será responsável por gerenciar as inscrições, elaborar e aplicar as provas em mais de 200 municípios pelo país.

Com a definição da banca, o cronograma do concurso poderá ser concluído e o edital divulgado, embora ainda não haja um prazo estabelecido para isso.

A distribuição das vagas será mantida em blocos temáticos, mas o MGI já confirmou que o CNU 2025 terá um único edital englobando todos os blocos.

Na primeira edição do CNU, em 2024, foram publicados oito editais distintos.

Provas do novo CNU devem ocorrer em setembro ou outubro



Inicialmente, a ministra Esther Dweck havia indicado que as provas do CNU 2025 seriam realizadas em agosto, assim como na primeira edição, devido ao baixo índice de chuvas.

Entretanto, no final de março, a ministra afirmou que as provas ocorrerão apenas em setembro ou outubro, atribuindo o adiamento à demora na aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional.

Para a edição de 2025 do Concurso Unificado, o governo planeja implementar mudanças e ajustes com base nas lições aprendidas da primeira edição.

Uma das novidades será a substituição do sistema de "bolinhas" para preenchimento dos cartões de resposta por um código de barras que identifica o candidato.

Além disso, o MGI está considerando a possibilidade de realizar as provas em dois dias.

Segundo Esther Dweck, a logística de um único dia de provas (com aplicação pela manhã e à tarde) foi "extremamente desafiadora". Por isso, é provável que o CNU 2025 tenha provas em dois dias, assim como acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"No Acre, muitos precisaram chegar às 5h da manhã para a prova, devido ao horário unificado. Portanto, estamos avaliando a possibilidade de dois dias para facilitar a logística", declarou, em resposta ao Metrópoles.

Resultados da primeira edição do CNU já foram homologados



Os resultados finais da primeira edição do CNU foram homologados no dia 7 de março, abrangendo todos os oito blocos temáticos. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União, incluindo os cargos que não exigem curso de formação.

Com a aprovação do Orçamento de 2025, o MGI projeta que as convocações comecem entre o final de abril e o início de maio.

A primeira edição, aberta em 2024, ofereceu 6.640 vagas para diversos órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal, abrangendo carreiras de níveis médio e superior.

O Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa inovadora do Governo Federal para a contratação de novos servidores.

Esse formato permitiu a inscrição em várias carreiras dentro de um mesmo bloco temático, com o pagamento de apenas uma taxa, aumentando a concorrência.

Outra inovação foi a ampliação dos locais de prova. Os exames do CNU foram realizados no dia 18 de agosto em mais de 200 cidades do país, ao contrário da prática anterior, que limitava a maioria dos concursos federais a capitais ou exclusivamente a Brasília.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CNU.

1 Milhão de Questões de Concursos em PDF - Gabaritadas

Questões dos Concursos Principais: INSS, Banco do Brasil, Caixa, Correios, Receita, IBGE, Polícia Federal, PRF, Polícia Civil, Polícia Militar e muito mais!

Atualização Permanente: Questões sempre atualizadas de concursos de todo o país.

Organização Inteligente: Separado por Instituição, Ano e Cargo.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br