A deputada estadual reeleita, Gleide Ângelo, informou que três bancas enviaram suas propostas para ficar à frente dos novos concursos da Segurança Pública de Pernambuco. Contudo, os nomes das instituições que estão na disputa não foram revelados.
Gleide Ângelo informou ainda que os editais para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica já estão em processo de finalização. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou no dia 8 de setembro a realização de um novo concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado.
A Câmara de Política de Pessoal da Secretaria de Administração (CPP) já autorizou formalmente a realização desse concurso, porém, a resolução não foi publicada no Diário Oficial. Sendo assim, os novos editais devem ser publicados ainda este ano.
A distribuição de vagas por corporação será realizada da seguinte forma: Polícia Militar, com 2.400 vagas para soldados (praças) e 180 vagas para oficiais; Polícia Civil, com 1.200 vagas para agentes, 300 vagas para escrivães, 50 vagas para peritos papiloscopistas e 47 vagas para delegados; Corpo de Bombeiros, com 400 vagas para soldados (praças); Polícia Científica, com 50 vagas para peritos criminais, 50 vagas para médicos legistas, 60 vagas para agentes de Medicina Legal e 4 vagas para agentes de perícia criminal.
Os salários ofertados ainda não foram revelados, mas já se sabe que as oportunidades serão destinadas a profissionais dos níveis médio e superior.