No último sábado (01) de outubro, o prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas, o JHC, informou por meio de suas redes sociais que o concurso para Guarda Municipal de Maceió está autorizado. Ele disse ainda que o processo de escolha da banca organizadora será iniciado, na segunda-feira (03).
Uma instituição será contratada para ficar a frente da seleção e responsável pelas principais etapa da seleção, como receber as inscrições e aplicar as provas objetivas. Realizado há mais de 20 anos, o último concurso para Guarda de Maceió AL, ofertou 960 para guarda municipais.
Contudo, a maioria dos profissionais já estão em idade avançada e atuam em prédios públicos, dificultando assim o ostensivo das ruas. O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, já havia falado por meio de uma entrevista a Rádio 98,3 FM, no dia 31 de dezembro de 2021, sobre a necessidade de contratação de novos servidores devido ao grande descaso em relação a corporação.
O quantitativo de vagas a serem ofertadas ainda não foi definido, mas de acordo com o secretário, o objetivo é minimizar o serviço de ponta na orla e praças para trazer de volta a segurança para a população.
A remuneração inicial dos guardas também não foi informada. De acordo com o último edital, para concorrer as vagas de guarda municipal será necessário possuir nível fundamental completo, conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses.