O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis já começou a preparar um novo concurso Ibama para 2025 porque as vagas solicitadas para este ano ainda não foram autorizadas pelo governo federal.
O instituto confirmou em resposta à reportagem que está finalizando os estudos para a próxima solicitação. O pedido pode ser enviado até o dia 31 de maio.
O Ibama informou que apenas em junho as informações sobre as vagas e os cargos solicitados serão divulgadas ao público.
Os novos concursos federais são avaliados e aprovados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a pasta do atual governo.
Para 2024, o Ibama solicitou permissão para 2.408 empregos. Desses 1.503, 905 foram para analista administrativo e 1.503 para analista ambiental, ambos de nível superior.
A primeira remuneração é de R$10.735,72, que inclui recompensas e um novo auxílio-alimentação de R$1 mil.
É esperado que o concurso Ibama seja aprovado, pois o desenvolvimento ambiental é uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois já afirmou que o instituto precisa de mais funcionários.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já sugeriu que o Ibama pode ser considerado em novas autorizações de concursos federais.
Para divulgar os próximos concursos federais, uma coletiva de imprensa chegou a ser anunciada para maio.
No entanto, o anúncio foi adiado devido às grandes chuvas e ao estado de calamidade pública em que o Rio Grande do Sul se encontrava.
A data de autorização para novos concursos federais ainda não está definida.
Como havia concurso válido e candidatos na lista de espera no ano passado, o Ibama não entrou na lista dos órgãos que receberam aval.
O instituto agora tem a capacidade de tomar uma próxima decisão porque já zerou o banco.