O Cebraspe organizará o concurso PC DF, que oferecerá oportunidades para delegado de polícia. A seleção oferecerá oitenta oportunidades de emprego efetivo na carreira.
Embora o anúncio oficial da banca de Brasília ainda não tenha ocorrido, nossa reportagem obteve um parecer da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que aprova a contratação direta do Cebraspe (anteriormente conhecido como Cespe/UnB).
Assim, a banca do concurso PC DF será contratada por dispensa de licitação. O AOCP, o Iades e o ACCESS Institutes participaram da seleção, além do Cebraspe.
O PG DF também expressou o mesmo parecer sobre o concurso para agentes de custódia.
O concurso PC DF foi autorizado em 2022 para preencher 150 vagas de delegado. Mas a oferta deve ser menor.
O parecer diz que serão 80 vagas, sendo 40 para empregos imediatos e 40 para cadastro de reserva.
O quantitativo confirma o anúncio feito em março pelo diretor-geral, Robson Candido, de que os editais seriam publicados em um período de 90 dias. A corporação não forneceu uma justificativa para a redução das vagas de delegado.
A previsão de 150 vagas para agente de custódia permanece. Os concursos serão realizados em conjunto, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal.
Com o Cebraspe definido e confirmado para ambas as seleções, os preparativos devem começar para o lançamento do edital. A escolha da banca é o principal obstáculo, pois a corporação planejava divulgá-lo no primeiro semestre e não divulgar até junho.