Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Polícia Federal:

Corporação possui 4 mil cargos a serem preenchidos

A maior demanda é na carreira de agente, que exige apenas o nível superior em qualquer área.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 21/02/2019 às 15h50 | Atualizado em 29/03/2019 às 14h25

Compartilhe:

A Polícia Federal vem sofrendo com a falta de servidores, mas a corporação já está trabalhando na elaboração de um novo pedido de concurso público.

De acordo com os dados da ADPF, a carência de profissionais é de 4.330 servidores. Por isso a convocação de apenas mais mil novos policiais não resolveria o problema de falta de pessoal, pois não iria suprir nem metade da verdadeira necessidade da corporação.

Dos quatro mil cargos vagos, o maior déficit é na carreira de agente, a demanda é de 2.425 profissionais para essa função, sendo que ela exige nível superior em qualquer área, o que aumenta a procura pela função quando são abertas seleção de pessoal por meio de concursos públicos.

A falta de profissionais atinge vários cargos, inclusive de delegado e escrivão. Para os delegados seriam necessários 680 servidores para suprir o déficit. Para escrivão a carência é de 970 profissionais. Para os peritos são necessários mais 130 servidores e para papiloscopista seriam necessários mais 125 servidores.

As 500 vagas previstas em edital, mais as novas turmas que serão chamadas, não serão capazes de suprir toda a necessidade da corporação, sendo que além dessas 500 vagas, a PF deverá fazer chamada de mais mil convocados na seleção. A informação foi passada por Edvandir Paiva, presidente da ADPF e confirmada por seu vice-presidente, Luciano Leiro.

Segundo Luciano Leiro, as tratativas junto ao Governo Federal para contratação de mais pessoal já está bem adiantada, a indecisão estava por conta de qual seria a melhor alternativa, chamar mais aprovados e dividir os 500 candidatos em duas turmas ou simplesmente promover um novo concurso. O governo e o Ministério da Justiça já chegaram a um ponto comum, segundo Luciano, foi passado pela própria PF a decisão, mas ainda não existe uma confirmação.

A intenção é que seja feito um no novo concurso público, garante o vice-presidente da ADPF. A associação entende que haja uma necessidade e ainda reconhece que apenas mil novos profissionais não serão suficientes para suprir o grande déficit de servidores da Polícia Federal.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Polícia Federal: