De acordo com informação passada pela 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Nobre, o atraso no processo de contratação da banca organizadora e, consequentemente, na publicação do edital do concurso Receita deve fazer com que as provas sejam realizadas apenas em 2023.
Durante a live realizada junto ao deputado Luis Miranda, ela informou que o documento deve ficar para outubro, assim não haveria tempo hábil para realizar as provas em dezembro e, por isso, ficaria para 2023. Inicialmente, a previsão era que o edital fosse publicado até o dia 30 de setembro e as provas seriam realizadas na primeira quinzena de dezembro.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Receita Federal.
Ainda não há data definida para a publicação do edital. Só se sabe que a banca organizadora que ficará a frente da seleção será a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi escolhida por meio de dispensa de licitação.
A próxima etapa deve ser a publicação do extrato de contrato, oficializando a escolha da banca e a sua contratação. O deputado Luis Miranda já informou que o contrato já está assinado e, portanto, a FGV está contratada para ficar a frente da seleção.
A autorização do concurso Receita 2022 foi divulgada em junho deste ano e o aval visa o preenchimento de 699 vagas em cargos de auditor e analista, sendo ambos de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira: 230 vagas para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, de nível superior, com salário de R$21.487,09 e 469 vagas para Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, de nível superior e salário de R$12.142,39.
O último concurso para analista foi realizado em 2012 e para auditor foi em 2014. Com isso, não é de se admirar que o déficit de servidores seja bem grande.
De acordo com a portaria autorizativa, o edital deve ser publicado em um prazo de seis meses, contado a partir da publicação, ou seja, até dezembro, mas isso não deve demorar a acontecer.
O prazo entre a publicação do edital e a realização das provas foi reduzido para dois meses. Assim, as provas podem ser realizadas ainda este ano, caso o edital seja publicado até outubro e se o cronograma permitir. A expectativa é de que a Receita Federal corra com os preparativos do concurso o mais rápido possível.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Receita Federal.