A banca organizadora dos novos concursos de Segurança PE com 3.805 vagas foi autorizada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Nesta sexta-feira, 29, a informação foi confirmada.
"Autorizamos nessa semana a contratação das empresas para os concursos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Estamos trabalhando para que a seleção das 3.805 vagas aconteça já agora, em janeiro de 2024", informou a governadora, em suas redes sociais.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Segurança PE.
Além de garantir a execução das etapas, como as provas objetivas, a banca organizadora será responsável por receber as inscrições dos concursos.
É incerto se a corporação contratará uma banca com base na fala da governadora. Uma pertence à Polícia Militar, uma à Polícia Civil e outra ao Corpo de Bombeiros.
O governo estadual ainda não decidiu se haverá uma banca para cada concurso ou se cada corporação terá uma.
A intenção de realizar novos concursos em janeiro de 2024 foi anunciada pela governadora Raquel Lyra no sábado passado, 23.
A declaração de Raquel não deixa claro se o prazo de janeiro se refere à aplicação de provas ou aos editais. Além disso, quando a governadora cita a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, não há vagas disponíveis para a Polícia Científica.
Concursos Segurança PE: Verifique a distribuição das vagas
No dia 1º de agosto, as autorizações para novos concursos com 3.805 vagas para as seguintes corporações foram divulgadas:
- Polícia Militar (PM)
2.400 vagas para praça (soldado);
300 vagas para oficial.
- Corpo de Bombeiros
600 vagas para praça (soldado);
60 vagas para oficial.
- Polícia Civil (PC)
45 vagas para delegado;
250 vagas para agente;
150 vagas para escrivão.
Raquel Lyra espera que todas as etapas preliminares dos concursos sejam concluídas o mais rapidamente possível para que os editais sejam publicados ainda em 2023.
Por exemplo, o coronel Tibério César dos Santos, atual comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, disse que um novo concurso PM PE deve ser lançado até o final do ano.
Em 2022, Paulo Câmara, então governador de Pernambuco, anunciou a realização de um concurso para 4.741 cargos na Força de Segurança do Estado.
Por outro lado, os procedimentos foram interrompidos e a nova administração do estado precisou de um novo permissão para entrar nas corporações.
Veja as exigências para os concursos PM e Bombeiros PE.
Os requisitos para os soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em Pernambuco são o nível médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, os graduados em direito podem perseguir a carreira de oficial.
A altura mínima para homens e mulheres é de 1,65 metros. Um novo requisito de idade será aplicado nos próximos concursos.
Em julho do ano passado, a Lei Complementar 498/2022 foi sancionada, aumentando an idade máxima para militares e oficiais para 30 anos.
O limite de 35 anos é para os oficiais médicos. Não houve informações sobre os salários atualizados.
Em 2018, o edital dos concursos PM e Bombeiros PE mais recente foi divulgado. Existem 580 vagas disponíveis, sendo 500 para soldados da Polícia Militar com cargos de nível médio e 80 para oficiais, sendo 60 para a Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros.
O exame PC PE será para carreiras de alto nível.
Delegados, agentes de Polícia Civil e escrivões precisam ter o nível superior completo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para ser delegado, é necessária uma graduação em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As remunerações atuais não foram divulgadas.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Segurança PE.