O Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social divulgaram o edital de chamamento público e processo seletivo simplificado nº 1/SEPRT/SEDGG/INSS, com a oferta de 8.230 vagas.
O objetivo é contratar, durante um período determinado, os aposentados pelo regime próprio de previdência social da União e os militares inativos das Forças Armadas. Todos irão atender somente as demandas temporárias atualmente existentes no serviço público.
Estes ex-servidores irão atuar em órgãos do Ministério da Economia e no Instituto Nacional do Seguro Social.
As vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos:
Perícia Médica Federal | 255 vagas;
Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) | 235 vagas;
Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS) | 50 vagas;
Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (DECIPEX) | 290 vagas.
Podem concorrer nas vagas específicas de análises e de perícia médica, os aposentados da carreira do Seguro Social e os da carreira de Perito Médico Federal.
Já para as demais vagas, podem participar todas as categorias de aposentados da União e também as seguintes graduações de militares inativos: 2º Sargento e Capitão.
As inscrições estão abertas somente no site da contratação dos temporários, entre os dias 04 a 10 de maio de 2020.
O edital do chamamento público seguirá regras específicas para o tipo de público que o Governo pretende contratar. Sendo importante ressaltar que não haverá a aplicação de provas.
Os critérios para a seleção serão os seguintes: possuir a menor idade, o menor tempo de inatividade e mais tempo de serviço público prestado.