O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) torna pública a abertura de inscrições e as normas para realização de processo seletivo do edital nº 126/2017, com a finalidade de contratar 109 profissionais para exercerem o cargo de servidor do Poder Judiciário estadual.
As retribuições variam de R$ 4.222,45 (médio) a R$5.502,12 (superior).
O período de inscrições inicia no dia 24 de julho e finda no dia 24 de agosto de 2017, via internet, através do site da organizadora IBFC: www.ibfc.org.br.
As oportunidades serão distribuídas em 60 para Técnicos Judiciários de nível médio e 49 para Analistas Judiciários de nível superior - divididas em 15 polos de todo o Estado. Aos candidatos portadores de deficiência, será reservado o percentual das vagas, também para pessoas negras, desde que respeitadas as condições expostas.
A realização das provas objetiva e discursiva para ambos os cargos será provavelmente no dia 15 de outubro de 2017. Mas a aplicação, com duração de quatro horas, ocorrerá em turnos distintos para cada cargo. Por se tratar de certame regionalizado, a prova deverá ser realizada no polo onde o inscrito estiver concorrendo à vaga.
A prova objetiva de múltipla escolha é composta de 50 questões com caráter eliminatório e classificatório. Serão 25 questões de conhecimentos gerais - língua portuguesa, raciocínio lógico e legislação - e 25 de conhecimentos específicos de acordo com cada área. Será considerado aprovado na objetiva o participante que alcançar no mínimo metade do total de pontos da prova, sem zerar nenhuma das disciplinas. Com relação às discursivas, serão corrigidos os textos até a classificação correspondente a cem vezes o número de vagas por cargo/função/polo. O candidato que não obtiver 60% do total de pontos será eliminado.
O edital prevê funções para quem possui diplomas de ensino médio e médio técnico em Informática, Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Computação, Telecomunicações ou Sistema de Transmissão. Para ensino superior, em áreas diversas e nas especificas de Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Contabilidade, Informática e engenharias Física ou Mecânica com pós-graduação na área de Informática.
O edital encontra-se disponível na publicação feita a partir da página 24 da edição 126/2017 do Diário de Justiça eletrônico (DJe).