Empréstimo consignado do INSS facilita acesso ao crédito para a terceira idade

Publicado em 14/03/2024 09h40

Na segunda-feira, dia 11, foram estabelecidas novas taxas de juros para empréstimos consignados do INSS.

Os pensionistas e aposentados que buscam crédito financeiro têm mais opções com as mudanças aprovadas pelo CNPS.

O Conselho Nacional da Previdência Social tem se esforçado muito para reduzir as taxas de juros dos empréstimos consignados do INSS desde o ano passado.

Os representantes dos aposentados e pensionistas no conselho têm buscado continuamente reduzir os encargos financeiros desse grupo de pessoas desde a queda da taxa Selic.

Essa batalha levou a várias reduções ao longo do tempo; em março de 2023, o Conselho começou a propor cortes nas taxas, reduzindo o teto dos juros de 2,14% para 1,97% ao mês.

Houve seis reduções consecutivas no limite das taxas de juros desde então, indicando um esforço contínuo para tornar o crédito mais acessível e vantajoso para pensionistas e aposentados.

Os bancos podem aplicar taxas de juros inferiores às estipuladas pelo CNPS, mas não podem cobrar mais do que os limites autorizados.

Essa mudança se aplica apenas aos contratos que são firmados após a aprovação e regularização das novas medidas. Os contratos que já estão em vigor continuam a ser regidos pelas taxas que estão em vigor no momento da assinatura.

Para resumir, pensionistas e aposentados podem obter empréstimos mais baratos se as taxas de juros forem reduzidas, o que os faz pagar menos pelo valor emprestado ou pelo cartão de crédito consignado.

No entanto, os bancos têm demonstrado certa insatisfação com a frequência com que os cortes ocorreram nos últimos meses.

Para obter mais informações sobre essas mudanças e outros assuntos pertinentes, consulte o texto abaixo, que contém todas as informações que você precisa saber sobre as mudanças mais recentes nos empréstimos consignados do INSS.

Aprenda sobre as novas taxas de juros do consignado



Condições vantajosas, principalmente em termos de taxas de juros, beneficiam os aposentados e pensionistas que buscam empréstimos consignados.

Como mencionado anteriormente, uma nova tabela de juros entrou em vigor desde o dia 11 de março, oferecendo ainda mais benefícios aos beneficiários do INSS.

Os contratos que são firmados a partir dessa data passam a beneficiar-se das taxas de juros mais baixas possíveis:

- Empréstimo consignado: com taxas de até 1,72% ao mês;
- Cartão de crédito consignado ou cartão de benefícios: com taxas de até 2,55% ao mês.

Os valores anteriores foram de 1,76% e 2,61%, respectivamente. É importante destacar que certas instituições financeiras podem aplicar taxas ainda menores, dependendo de suas políticas internas.


O limite permitido no consignado do INSS depende da margem consignável disponível do aposentado ou pensionista.

Essa margem é o valor máximo que você pode pagar por empréstimos ou faturas de cartão de crédito.

Novos créditos não podem ser obtidos quando a margem está totalmente comprometida. O beneficiário, por outro lado, pode fazer novos empréstimos à medida que as parcelas vão sendo pagas e a margem aumenta.

A margem total é dividida da seguinte maneira: Isso corresponde a 45% do salário do aposentado ou pensionista do INSS:

- 35% destinados ao empréstimo pessoal consignado;
- 5% reservados ao cartão de crédito consignado;
- 5% destinados ao cartão consignado de benefício.

Verifique as taxas de juros do Meu INSS



Você sabia que agora você pode consultar diretamente as taxas de juros dos bancos usando o aplicativo ou o site do Meu INSS?

Para aqueles que buscam empréstimos consignados, isso é uma boa notícia porque permite uma comparação fácil e clara das opções disponíveis.

A melhor parte é que essa funcionalidade pode ser acessada sem precisar se registrar. Qualquer pessoa pode simplesmente acessar o Meu INSS e ver as taxas que vários bancos cobram.

Você pode fazer uma consulta de duas maneiras: pesquisar pelo nome do banco pretendido ou filtrar as opções pela "menor taxa" disponível. Isso garante que você encontre o melhor plano para seus recursos.

Para acessar as taxas de juros, basta seguir esses simples passos:

1- Para começar, acesse o Meu INSS usando seu aplicativo ou site oficial;
2- Em seguida, encontre a opção "Taxas de Empréstimo Consignado" na lista de serviços;
3- Finalmente, você poderá acessar uma lista detalhada de preços oferecidos por 63 instituições financeiras. Cada um deles é listado com seus custos, fornecendo uma visão objetiva de suas opções.
© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br