Em decorrência da pandemia, as provas escritas do concurso Marinha para fuzileiros navais 2020 foram remarcadas para o dia 27 de outubro. Inicialmente, as provas estavam marcadas para maio, mas acabaram não sendo realizadas.
A Marinha ainda não confirmou o restante do calendário do concurso. As novas datas precisam ser revistas, pois, o concurso é sempre dividido em duas turmas, e a primeira já ingressaria no primeiro semestre de 2021 e teria TAF aplicado ainda em 2020.
As provas foram suspensas pela própria Marinha, uma semana antes da previsão de aplicação das provas. a suspensão veio para cumprir com os protocolos de enfretamento e proteção das pessoas à possível contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19). O local de provas já foi confirmado e assim como ocorreu em 2019 no concurso de fuzileiros navais para candidatos do Rio de Janeiro, as avaliações serão realizadas no Estádio Mário Filho – Maracanã.
A escolha do estádio foi confirmada por meio de uma portaria publicada no dia 24 de julho no Diário Oficial da União. Em 2019, a Marinha utilizou apenas a ala Sul do estádio para aplicar as provas. Porém, este ano é possível que outros setores do estádio sejam utilizados para manter o distanciamento social por causa da Covid-19.
A Marinha justifica que o Maracanã é o único local que possui capacidade para mais de 30 mil lugares, sem contar que a localização é de fácil acesso para os candidatos. A vigência do contrato com o Maracanã é até o dia 8 de junho de 2021.
Esse período dá a possibilidade da Marinha aguardar o melhor momento para realizar as avaliações, seguindo as medidas de proteção, prevenção e controle da infecção ocasionada pelo novo Coronavírus. Todos os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, em caráter classificatório e eliminatório. Mas os concorrentes ainda passarão por várias outras etapas.
As vagas foram divididas entre duas turmas, pelos dois centros de instrução, da seguinte forma: 240 vagas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília - CIAB, destinadas aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e 720 vagas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA, destinadas aos candidatos das regiões Sul e Sudeste.
As provas objetivas serão compostas por 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Os candidatos terão até três horas para concluírem suas avaliações, que serão realizadas na cidade indicada pelo candidato no preenchimento do formulário de pré-inscrição. O concurso contará ainda com etapas de: verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde e exame psicológico, além do teste de suficiência física. O TAF do fuzileiro naval contará com flexão, corrida, abdominal e natação.
Publicado em janeiro, o edital do concurso Marinha fuzileiro naval oferta 960 vagas para o sexo masculino. Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir nível médio completo, idade entre 18 e 22 anos e altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.
A Editora Solução é referência em apostilas para concursos. Acesse e confira:
www.editorasolucao.com.br