A banca organizadora do concurso Ministério da Justiça, o Instituto AOCP, publicou na última quinta-feira (10) por meio de seu site, que as provas objetivas desta seleção foram remarcadas para o dia 27 de setembro. Antes as provas estavam marcadas para domingo, dia 13.
Os candidatos poderão emitir o Cartão de Informação a partir de segunda, dia 14. Nele os concorrentes poderão conferir o local e horário de realização das provas. é importante lembrar que as provas serão realizadas de modo a respeitar as normas de segurança em virtude da pandemia do novo Coronavírus e os candidatos poderão conferir as orientações por meio do site da banca organizadora.
Mas, ainda de acordo com o documento, existe a possibilidade das provas serem remarcadas, caso a cidade de realização dos exames entrar em lockdown (regime rígido de distanciamento social). Se as provas forem remarcadas será emitido um comunicado prévio. As próximas datas após a realização das provas são: no dia 27 de setembro será divulgado o gabarito preliminar e o caderno de questões, e o prazo para recurso contra o gabarito preliminar ficará aberto entre os dias 28 e 29 de setembro.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de títulos e por investigação social. A prova objetiva será a primeira etapa da seleção, que está prevista para o dia 27 de setembro e será na cidade de Brasília. O edital de abertura do concurso para o Ministério da Justiça foi publicado em maio deste ano ofertando 35 vagas temporárias.
Os aprovados receberão salário inicial de R$8,3 mil, para 40 horas de trabalho por semana. Foram ofertadas vagas para as funções de cientista de dados - Big Data (12), engenheiro de dados - Big Data (dez) e analista de governança de dados - Big Data (13 vagas).
Os aprovados serão contratados para quadro de profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para concorrer foi exigido superior ou pós-graduação na área de Informática/Computação, mais experiência mínima de cinco anos na área de interesse e ter disponibilidade para atuação em Brasília, no Distrito Federal.