Após o novo PDV, aprovados cobram convocações no Concurso Caixa

11/11/2020 21h30 - Atualizado em 12/11/2020 10h13

Facebook - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html Twitter - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html
Facebook - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html Twitter - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html Whatsapp - https://www.concursos.com.br/noticia/nacional/2020/11/apos-o-novo-pdv-aprovados-cobram-convocacoes-no-concurso-caixa.html
Os aprovados do último concurso Caixa, realizado em 2014 ainda esperam por suas convocações. Mas, existe uma possibilidade de convocação que foi apresentada na segunda-feira (09), que é a realização do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da estatal. O novo PDV tem como objetivo desligar 7.294 funcionários do quadro de pessoal.

Para incentivar os desligamentos, a Caixa prometeu pagar até 9,5 salários-base, no limite de R$ 470 mil, baseado na remuneração do mês de setembro. Os interessados poderão aderir ao PDV entre os dias 09 e 20 de novembro e os desligamentos serão realizados entre os dias 23 de novembro e 31 de dezembro.

O PDV foi divulgado internamente na última sexta-feira (06) pela estatal e está aberto aos trabalhadores com 15 anos ou mais de serviço no banco, os servidores aposentados pelo INSS, com data anterior a 13 de novembro de 2019 ou aqueles que irão atingir as condições para aposentadoria até 31 de dezembro, contato que não tenha solicitado o benefício ao INSS.

Poderão aderir também, os funcionários que recebem adicional de incorporação de função de confiança. Os cargos de comissão e função gratificada também podem aderir ao PDV, não exigindo tempo mínimo de serviço. A Caixa chagou a contar com 101 mil trabalhadores em 2014, mas hoje são apenas 84 mil empregados. Mesmo assim, os milhares de profissionais aprovados na última seleção ainda aguardam suas convocações.

De acordo com Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) a Caixa possui um déficit de 17 mil funcionários e isso ocorre porque o Banco continua retirando funcionários da empresa sem fazer a reposição.

Takemoto chamou a atenção para a importância dos empregados da Caixa, principalmente, nesse momento de pandemia. Porém, os trabalhados estão exaustos, pois, estão desempenhando jornadas excessivas por falta de servidores. De acordo com os sindicalistas, o novo PDV ocorre em um momento complicado para o Banco, pois, existe uma grande demanda para o auxílio emergencial, que é pago por meio da Caixa Econômica Federal.

Desde o início dos pagamentos do auxílio emergencial, no dia 9 de abril, milhares de pessoas formam filas gigantescas nas unidades da Caixa em todo o país. A Caixa vem ampliando seus horários de funcionamento e abrindo aos fins de semana para amenizar a situação, mas de acordo com os aprovados, essas medidas não são suficientes.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, falou em maio, por meio de uma videoconferência no Senado, sobre o atendimento e disse que foram contratados vigilantes e recepcionistas, preterindo, segundo os aprovados, a convocação dos concursados. Ainda segundo o presidente, foram convocados 3.991 novos vigilantes e 389 recepcionistas, e outras centenas estão em vias de contratação afirmou Guimarães.

Natalia Dias de Oliveira, integrante da comissão de aprovados falou que sobre o momento vergonhoso da caixa. Pois, de acordo com ela, o banco lucra Bilhões, mas está sucateado, sem falar que a e os funcionários estão sendo humilhados. Ela conclui dizendo que, os aprovados poderiam ajudar nesse momento de pandemia, pois a contratação de recepcionistas e seguranças terceirizados não irá solucionar os problemas atuais do banco.

A Caixa anunciou em maio deste ano, a convocação de 296 candidatos aprovados. A informação foi publicada no site do próprio banco. De acordo com o documento, os convocados ainda passariam por exames médicos e apresentação de documentos para que pudessem iniciar suas atividades.

Os candidatos classificados no Concurso Caixa 2014 realizaram pela primeira vez um programa de ambientação online, eles devem reforçar o atendimento nas agências, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Girlana Granja Peixoto, vice-presidente de Pessoas informou na época que essa medida tinha como objetivo reforçar nas agências, além de fomentar a economia, gerando emprego e renda a população.

A caixa está atuando na linha de frente com relação aos pagamentos do auxílio emergencial, por causa da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Foi iniciado em 2019, um ciclo de contratação, que convocou 1.871 Pessoas com Deficiência (PcD), fazendo com que esgotasse o cadastro de reservas dessas vagas específicas.


Outros 633 aprovados de ampla concorrência também foram contratados. Juntando com as convocações realizadas em maio, foram contratados 2,8 mil novos empregados para a Caixa. Neste último concurso da Caixa realizado em 2014, foram ofertadas vagas para os cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho e engenheiro (superior).

Inicialmente, o prazo de validade do concurso era de um ano, prorrogável por igual período. Somando o tempo de prorrogação, o prazo de validade para o para os técnicos terminaria no dia 16 de junho de 2016. Já para os médicos e engenheiros, o prazo terminaria no dia 26 de junho de 2016.

O Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou na época, uma ação para que o prazo de validade do concurso passasse a ser indeterminado, para que houvesse tempo para que todos os aprovados fossem convocados. O concurso segue vigente enquanto o processo não é finalizado.

Todas as vagas ofertadas na seleção foram para formação de cadastro de reservas. O concurso teve mais de 30 mil aprovados no cadastro reserva, foi um dos maiores já realizados no país. De acordo com o Cebraspe, banca organizadora, o concurso atraiu mais de mais de 1 milhão de inscritos.

Nossa equipe de professores desenvolveu um DVD contendo mais de 500 mil questões para concursos públicos. Pague quando receber pelos correios. Por apenas R$ 49,90. Se não gostar basta devolver em até 7 dias do recebimento.

Solicite seu DVD com 500 mil Questões de Concursos no formulário abaixo:

Receba concursos no seu e-mail:

* E-mail:

© Copyright 2014 - 2021 Concursos.com.br