Após as enchentes que ocorreram no estado, o número de pessoas que se inscreveram no Concurso Nacional Unificado (CNU) que faria as provas no Rio Grande do Sul diminuiu. A quantidade de candidatos diminuiu de 80.348 para 78.679.
O governo federal deu aos candidatos de todo o país um prazo para solicitar o reembolso da taxa de inscrição devido à mudança da data das provas do CNU de maio para agosto.
Mais de mil pessoas no Rio Grande do Sul solicitaram a devolução da taxa de inscrição. A estimativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) é de 31.050 em todo o país.
As provas estavam programadas para 5 de maio, mas devido às enchentes e ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, elas foram adiadas. 18 de agosto foi a nova data escolhida.
O MGI, a agência responsável pela organização e idealização do concurso, garantiu que as dez cidades de prova do Rio Grande do Sul tivessem condições de receber os candidatos.
Seis locais de aplicação tiveram que ser alterados devido aos danos causados pelas enchentes, sendo quatro escolas na Região Metropolitana de Porta Alegre e duas em Santa Maria, embora as cidades de prova não tenham mudado.
Abaixo está o número atual de inscritos para as provas do CNU no Rio Grande do Sul:
Porto Alegre: 37.546;
Pelotas: 10.795;
Santa Maria: 7.778;
Passo Fundo: 4.943;
Santo Ângelo: 4.285;
Caxias do Sul: 3.906;
Santa Cruz do Sul: 2.922;
Bagé: 2.553;
Uruguaiana: 2.533; e
Farroupilha: 1.228.
A partir do dia 7 de agosto, os candidatos do Concurso Nacional Unificado devem acessar a página do concurso para obter o novo Cartão de Conformação de Inscrições (CCI).
O novo cartão conterá informações atualizadas sobre o local da prova, incluindo horários e sala em que o candidato deve comparecer.
Um acordo foi feito no Rio Grande do Sul para que as prefeituras ofereçam transporte público suficiente antes da abertura dos portões. Além disso, eles precisarão trabalhar com o comércio local para garantir que restaurantes e lanchonetes estejam abertos, pois as provas serão em dois turnos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuará nas rodovias para facilitar o acesso aos locais para garantir que os candidatos possam se deslocar facilmente.
Os cadernos de prova, que seriam aplicados no dia 5 de maio, foram coletados e armazenados em locais seguros sob inspeção diária.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que não houve violação de malotes.
As provas do dia 18 de agosto serão, portanto, as mesmas que foram realizadas em maio.
A Editora Solução é referência em apostilas para concursos. Acesse e confira:
www.editorasolucao.com.br