As regionais do IBGE já começaram a se preparar para receber os aprovados no concurso IBGE para que sejam efetivos. A previsão é que as convocações iniciais ocorram em janeiro de 2025.
Em Goiás, por exemplo, estão disponíveis 28 vagas para contratação imediata. Há ainda a possibilidade de aumentar a oferta em 25% se o governo permitir. O que resultaria em sete novos convocados adicionais, totalizando 35 no total.
A regional de Goiás já está contratando serviços de Medicina do Trabalho para realizar exames clínicos admissionais para os novos servidores, que exigem a emissão de atestado de saúde ocupacional (ASO).
A realização de 35 exames clínicos está incluída no processo, ao qual a reportagem do teve acesso nesta sexta-feira, 19. Portanto, a regional já espera a aprovação potencial de mais vagas no concurso do IBGE.
O IBGE espera que os novos servidores entrem no segundo semestre deste ano (2024).
Por outro lado, devido às intensas chuvas e ao estado de calamidade pública em vigor no Rio Grande do Sul, as provas do concurso, que estavam programadas para maio, foram adiadas.
As provas foram adiadas para 18 de agosto. Assim, de acordo com o novo cronograma, as nomeações dos aprovados podem começar apenas em janeiro de 2025.
Ao todo, o Concurso Nacional Unificado (CNU) oferece 895 vagas efetivas para o IBGE.
O concurso IBGE recebeu 996.395 candidatos para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas, que exige nível médio.
Durante o Concurso Nacional Unificado, os candidatos mais procuraram o cargo, que oferece 300 vagas.
A quantidade de inscritos para lotação em cada região do país é mostrada abaixo:
Região Nordeste: 316.543 inscritos;
Região Sudeste: 268.669 inscritos;
Região Norte: 208.287 inscritos; e
Região Centro-Oeste: 202.896 inscritos.
Não foi divulgada a quantidade de inscritos para cargos de nível superior no IBGE, incluindo aqueles na Região Sul. 9 de fevereiro foi o último dia para se inscrever.
Em uma coletiva de imprensa em fevereiro, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) revelou os dados de vagas com mais candidatos.
No total, há 895 vagas efetivas no concurso do IBGE, sendo 300 em nível médio e 595 em nível superior. A remuneração inicial é de R$4.008,24 a R$10.223,67.
Analista, pesquisador e tecnólogo são carreiras de nível superior.
Ainda há espaço para reservas para convocações futuras, que podem ser preenchidas durante o prazo de validade.
O exame para ingresso no IBGE será conduzido por meio do Concurso Unificado. A aplicação será realizada em dois turnos em mais de 200 cidades brasileiras no dia 18 de agosto.
A Editora Solução é referência em apostilas para concursos. Acesse e confira:
www.editorasolucao.com.br