Os candidatos que desejam concorrer a uma das mais de 9 mil vagas no concurso Correios já podem efetuar suas inscrições no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização da seleção.
A inscrição estará disponível até as 23h59 do dia 28 de outubro.
Antes de mais nada, o candidato precisa acessar a página oficial do concurso no portal do IBFC e clicar no link "Inscrição/Área do Candidato".
Para se registrar, é preciso usar o login e a senha. Se não tiver, será preciso fazer o cadastro no site da instituição financeira.
Depois de efetuar o login, é preciso clicar no ícone de "Nova Inscrição". Durante este processo, o candidato precisará preencher três páginas com informações pessoais, de contato e endereço.
Depois de completar todas as informações requeridas, o postulante alcançará a página de "Informações Adicionais".
Nela, serão fornecidas informações sobre os aspectos religiosos (se é sabatista ou não), sociais (se deseja usar o nome social) e de jurado (se efetivamente desempenhou a função de jurado entre a data de promulgação da Lei Federal no 11.689/2008 e a data de divulgação do edital do certame).
Finalmente, o candidato alcançará a página de "Informações sobre o Concurso". Aqui, deve-se especificar o cargo pretendido, o local de trabalho ou a cidade onde será realizada a prova.
Neste instante, você também precisará decidir se quer concorrer às posições de ampla concorrência, às reservadas para pessoas com deficiência ou para negros ou indígenas.
No término deste procedimento, o candidato precisa confirmar que aceita as condições do concurso e se concorda ou não em usar o e-mail de registro para receber atualizações sobre novos editais.
No momento da inscrição, o candidato que optar por concorrer em uma determinada macrorregião estará automaticamente vinculado a ela para a execução dos exames, classificação e contratação/alocação. Após a inscrição, não será permitido alterar a localidade (macrorregião) ou a cidade onde as provas serão realizadas.
Para validar a participação no concurso dos Correios, o candidato precisa pagar uma taxa de R$39,80 para o cargo de carteiro ou R$42 para os cargos de nível superior, até o dia 29 de outubro.
Após selecionar o cargo/localidade/lotação e a cidade para a realização da prova, o candidato deve optar por "efetuar o pagamento" para obter o boleto da taxa ou solicitar a isenção da inscrição.
Deve-se enfatizar que o concurso dos Correios oferece isenção da taxa para participantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para doadores de medula óssea.
O pedido de isenção da taxa estará disponível entre os dias 10 e 11 de outubro.
O concurso dos Correios disponibiliza um total de 9.486 vagas, sendo 3.511 imediatas e 5.975 para formação de cadastro reserva, com este último número sendo fornecido pela própria empresa.
Confira a distribuição anunciada pelos Correios:
- Agente dos Correios (carteiro)
3.099 vagas imediatas; e
5.344 vagas em cadastro de reserva.
- Analista dos Correios (cargos de nível superior)
412 vagas imediatas; e
631 vagas em cadastro de reserva.
O concurso dos Correios também reserva 30% das oportunidades para indivíduos negros (pretos e pardos) e indígenas, bem como 10% para indivíduos com deficiência.
Os participantes do concurso Correios passarão por avaliações objetivas e discursivas, sendo esta última exclusiva para os postos de nível superior.
Os exames serão realizados em todo o território nacional no dia 15 de dezembro, durante a tarde.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso.