Nesta semana, os candidatos terão acesso aos novos resultados do Concurso Nacional Unificado (CNU). O primeiro resultado será divulgado nesta terça-feira, 19, referente aos pedidos de revisão das notas da prova de títulos.
Para consultar os resultados, os candidatos devem acessar o site oficial do concurso, utilizando o login e senha do GOV.BR. De acordo com o edital, essa etapa é a última instância de revisão da nota na prova de títulos, que pode ser mantida, aumentada ou reduzida.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A banca organizadora, Fundação Cesgranrio, reforça que as decisões são soberanas, não cabendo recursos adicionais após essa etapa. Os recursos puderam ser protocolados nos dias 4 e 5 de novembro.
Detalhes sobre a avaliação de títulos
A prova de títulos tem caráter classificatório, valendo até 10 pontos no total. Mesmo que a soma dos títulos apresentados exceda esse limite, apenas a pontuação máxima será considerada. Os candidatos que não apresentaram a documentação no prazo foram automaticamente atribuídos nota zero, sem que isso causasse desclassificação.
No total, 45.082 candidatos habilitados, tanto de nível superior quanto de nível médio, estavam aptos a enviar títulos em outubro. A etapa de comprovação de títulos pode alterar a classificação final dos participantes.
Resultado final do concurso será divulgado na quinta-feira, 21
O resultado final do CNU será publicado na quinta-feira, 21. Os candidatos classificados poderão ser lotados para preenchimento imediato ou incluídos na lista de espera, desde que não tenham sido reprovados.
A classificação final considerará a soma das notas obtidas nas provas objetivas, discursivas e de títulos. Serão considerados aptos os candidatos classificados até o limite de duas vezes o número de vagas oferecidas por bloco temático.
Em cumprimento a uma decisão judicial emitida no início de novembro, a Justiça determinou a reintegração de candidatos eliminados por erro no preenchimento do cartão-resposta. O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) informou estar ciente da decisão, mas ainda não confirmou como essa reintegração será implementada.
CNU 2023: 6.640 vagas para níveis médio e superior
A primeira edição do CNU oferece 6.640 vagas em diversos órgãos e autarquias do Poder Executivo, como o Ministério da Justiça e o IBGE. Os salários chegam a R$20 mil, e as vagas foram organizadas em oito blocos temáticos:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas;
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas;
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas;
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas;
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas;
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas;
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas; e
Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas.
Mais de 2 milhões de inscritos participaram do concurso, que aplicou provas objetivas e discursivas em agosto, em 228 cidades de todo o Brasil. Essa ampla distribuição marcou uma inovação no modelo de seleção pública federal, anteriormente concentrado em Brasília e nas capitais estaduais.
Planejamento para o próximo CNU em 2025
O Ministério da Gestão e Inovação estuda uma nova edição do CNU para 2025, já tendo iniciado consultas com órgãos interessados. Entretanto, a decisão final deve ser tomada em dezembro. Órgãos como Ibama e ICMBio já confirmaram que não participarão, devido a editais próprios em andamento.
O modelo inovador do CNU tem como objetivo democratizar o acesso ao serviço público, permitindo que candidatos concorram a diversas vagas com uma única inscrição e prova.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.