No Diário Oficial da União, datado de 23 de dezembro, foi publicado um decreto que autoriza a nomeação de 300 candidatos aprovados a mais no concurso do INSS.
É importante ressaltar que, embora a autorização tenha sido para 300 excedentes, esse total é menor do que o solicitado pela instituição, que pedia a convocação de mais de 500 aprovados.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Conforme informações fornecidas pela própria autarquia, mais de 1.262 candidatos já foram chamados para preencher as lacunas no quadro de servidores.
Desses, 55 não compareceram para a posse. Assim, apenas 1.207 profissionais conseguiram ser efetivamente nomeados e assumiram suas funções como técnicos do INSS.
Com a autorização das 300 novas nomeações nesta segunda-feira, o total de aprovados no concurso de 2022 que ingressarão na instituição alcançará 1.507 servidores.
Embora o decreto afirme que a convocação dos aprovados está condicionada à disponibilidade de vagas, essa questão não deve ser um obstáculo para o Instituto Nacional do Seguro Social, já que há 23.984 postos vagos na autarquia.
A maior demanda de pessoal é para o cargo de técnico do seguro social, que foi a função oferecida no concurso do INSS. Existem 20.456 vagas abertas para essa posição.
O concurso, organizado pelo Cebraspe, disponibilizou mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio. O salário inicial para os aprovados será de R$5.938,52.
A validade do concurso do INSS de 2022 se estende até maio de 2025, período durante o qual as nomeações dos aprovados poderão ocorrer.
O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou o edital para um novo concurso destinado a peritos do INSS.
Organizado pelo Cebraspe, a seleção oferece 250 vagas para a função de perito médico.
Para se inscrever, é necessário ter formação superior em Medicina, com a apresentação do diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no conselho regional correspondente.
O salário do perito será de R$14.166,99, incluindo o salário base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial (GDAMP).
As inscrições para o concurso do MPS começam nesta segunda-feira, 23, e vão até as 18h do dia 9 de janeiro de 2025, no site do Cebraspe.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e avaliação de títulos.
As provas objetivas estão programadas para o dia 16 de fevereiro de 2025, à tarde, e serão realizadas nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal.
O exame conterá 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 70 Específicos.
As áreas de conhecimento exigidas são:
Conhecimentos Gerais:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Legislação Constitucional;
- Noções de Legislação Administrativa;
- Noções de Informática.
Conhecimentos Específicos:
- Medicina Geral;
- Medicina do Trabalho;
- Direito do Trabalho;
- Noções de Legislação Previdenciária;
- Legislação referente ao SUS;
- Legislação de Assistência Social.
Serão eliminados do concurso os candidatos que se enquadrarem em pelo menos um dos seguintes critérios:
- Nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Gerais;
- Nota inferior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos;
- Nota inferior a 36 pontos no total das provas objetivas.
Os candidatos que não forem eliminados serão classificados por localidade de vaga, de acordo com as notas finais em ordem decrescente e listados em ordem alfabética no edital de resultados finais.
Após o término de todas as etapas, o concurso será homologado e terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.