Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

CNU: Edital com diretrizes para cursos de formação foi lançado

Foi publicado o edital com as diretrizes para os cursos de formação do Concurso Nacional Unificado (CNU). Confira os detalhes!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

Foi publicado, nesta quarta-feira, dia 15, no Diário Oficial da União, o edital que estabelece as diretrizes para os cursos de formação do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Esses cursos de formação representam a fase final para várias carreiras oferecidas pelo CNU, incluindo a de auditor-fiscal do trabalho (AFT).

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

Conforme a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, um total de 2.305 candidatos será convocado para participar dos cursos.

Confira as carreiras que terão formação e o número de aprovados convocados para cada uma delas:

- Analista de Comércio Exterior: 50;
- Analista de Infraestrutura: 300;
- Auditor-Fiscal do Trabalho: 900;
- Analista em Tecnologia da Informação (TI): 300;
- Analista Técnico de Políticas Sociais: 500;
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 150;
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar: 35;
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia: 40;
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários: 30.

Os cursos ocorrerão em Brasília, DF, com a exceção da formação para o cargo de especialista em regulação de saúde suplementar, que será realizada no Rio de Janeiro.

A formação para auditor-fiscal do trabalho será oferecida na modalidade híbrida, com aulas tanto presenciais quanto online. Para os demais cargos, as aulas serão exclusivamente presenciais.

A responsabilidade pela condução dos cursos recairá sobre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Cebraspe, e a carga horária dos cursos pode chegar até 580 horas.

Veja a síntese com as informações essenciais sobre os cursos de formação, que inclui cidade, instituição responsável, duração e modalidade:

Os candidatos que participarem dos cursos de formação poderão receber um auxílio financeiro mensal equivalente a 50% do salário inicial da carreira. A duração e a modalidade dos cursos serão definidas em regulamento específico a ser emitido pela instituição encarregada.

Convocação para os Cursos Anunciada para 4 de Fevereiro



Durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 14, a ministra Esther Dweck anunciou que os resultados finais do CNU serão divulgados no dia 4 de fevereiro.

Nesse mesmo dia, será feita a convocação para os cursos de formação referentes aos blocos 1 a 7.

Cada candidato deve acessar a página oficial do concurso para verificar se foi convocado para o curso de formação e para qual carreira.

Os convocados terão um prazo de dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar a participação no curso. Caso as vagas não sejam totalmente ocupadas, estão previstas mais duas convocações para atender ao número esperado.

É importante ressaltar que a chamada para o curso de formação em uma carreira específica resulta na eliminação do candidato das opções listadas em sua preferência.

A confirmação de interesse em participar do curso de formação deverá ser feita apenas uma vez, mesmo que o candidato seja convocado posteriormente para cargos de maior prioridade.

"Os candidatos que não manifestarem interesse nos cursos de formação perderão a posição no cargo e em todos os que estiverem abaixo na lista de preferência", destacou a ministra Esther Dweck.

Cronograma do Concurso Nacional Unificado



Para as demais carreiras do CNU que não exigem cursos de formação, o resultado final será disponibilizado no dia 4 de fevereiro, como é o caso do bloco 8, que abrange cargos de nível médio.

As próximas datas importantes do CNU, conforme divulgado pelo Governo Federal, são:

- Divulgação das notas finais e da 1ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7: 4 de fevereiro;
- Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8: 4 de fevereiro;
- Primeira convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7: 4 de fevereiro;
- Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação: 4 e 5 de fevereiro;
- Divulgação da 2ª lista de classificação e 2ª convocação para cursos de formação: 11 de fevereiro;
- Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação: 11 e 12 de fevereiro;
- Divulgação da 3ª lista de classificação e 3ª convocação para cursos de formação: 18 de fevereiro;
- Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação: 18 e 19 de fevereiro;
- Divulgação da lista definitiva de classificação e convocação para matrícula nos cursos de formação: 28 de fevereiro.

CNU Registra Recorde com Mais de 2 Milhões de Inscritos



Organizado pela Fundação Cesgranrio, a primeira edição do Concurso Nacional Unificado oferece 6.640 vagas em várias instituições federais, como Previc, AGU, Ministério da Justiça, IBGE, entre outras.

As vagas estão distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, em oito blocos temáticos que refletem as áreas do governo. Os salários iniciais podem chegar a R$20 mil.

O CNU atraiu um total de 2.144.435 inscritos, estabelecendo-se como o concurso público mais concorrido da história. Confira o ranking:

1º lugar: Concurso Nacional Unificado (2024) - 2.144.435 inscritos;
2º lugar: Correios (2024) - 1.672.671;
3º lugar: Banco do Brasil (2021) - 1.645.975 inscritos;
4º lugar: Banco do Brasil (2023) - 1.500.000 inscritos;
5º lugar: Caixa Econômica Federal (2024) - 1.201.097 inscritos;
6º lugar: Caixa Econômica Federal (2014) - 1.176.614 inscritos;
7º lugar: Correios (2011) - 1.120.393 inscritos;
8º lugar: INSS (2015) - 1.087.804 inscritos.

Todos os participantes foram submetidos a provas objetivas e discursivas, realizadas nos turnos da manhã e da tarde em 18 de agosto.

O Concurso Nacional Unificado representa uma iniciativa inovadora do Governo Federal para recrutamento de novos servidores.

Os candidatos podiam se inscrever em múltiplos cargos dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa e definindo uma ordem de preferência, o que aumentou a concorrência.

Outra inovação significativa foi a ampliação dos locais de prova, que ocorreu em mais de 200 cidades em todas as regiões do Brasil, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando a maioria das avaliações federais eram restritas às capitais ou a Brasília.

Segundo o governo, essa expansão dos locais de prova promoveu uma maior democratização no acesso ao funcionalismo público.

Acesso Gratuito ao Ebook Guia de Concursos 2025



A ministra Esther Dweck também anunciou, na última terça-feira, 14, que a utilização do cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado e a realização de uma segunda edição do CNU dependem da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

Ela explicou que, com o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, será possível tomar decisões sobre novos concursos públicos e sobre a utilização do cadastro de reserva.

"Esperamos utilizar o cadastro de reserva, mas isso depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual para sabermos quais recursos estarão disponíveis. Também temos a expectativa de autorizar novos concursos", comentou a ministra durante a coletiva sobre o CNU.

Esther detalhou que o orçamento para concursos em 2025 será segmentado em três áreas: nomeação de concursos já realizados, como o CNU, autorização de novos concursos e provimentos adicionais.

A LOA 2025 será votada após o recesso parlamentar, em fevereiro. A votação, que estava prevista para o final do ano passado, foi adiada.

"Esse valor será definido em conjunto com o relator do Orçamento assim que o Congresso retomar suas atividades e aprovar a Lei Orçamentária", afirmou Esther.

No que tange ao Concurso Nacional Unificado, o cadastro de reserva incluirá um total de 13.280 aprovados, que corresponde a duas vezes o total de vagas imediatas (6.640).

O Governo Federal já começou a planejar uma segunda edição do CNU para 2025, conforme confirmado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que ressaltou que o anúncio oficial ocorrerá somente em fevereiro, após a divulgação dos resultados da primeira edição.

"Faremos a divulgação de um novo CNU assim que finalizarmos esse, com os resultados já publicados. É importante destacar que temos um grande interesse em organizar uma nova edição. Consideramos que esse modelo foi inovador e trouxe muitos benefícios para a Administração Pública", enfatizou a ministra.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br