Uma excelente notícia para os aprovados no concurso AFT, que ocorreu no ano passado através do CNU. A convocação dos excedentes está sendo considerada e pode acontecer antes do que se esperava.
O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) fez um pedido para a convocação imediata de 25% dos candidatos que foram aprovados além das vagas diretas estabelecidas no edital, ou seja, os excedentes.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O pedido foi formalizado pelo presidente do sindicato, Bob Machado, ao secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão.
Segundo o Sinait, as 900 vagas oferecidas para o cargo de auditor-fiscal do trabalho são insuficientes para atender à demanda atual. Além do déficit já existente, cerca de 500 servidores estão recebendo abono de permanência e podem se aposentar a qualquer momento.
"Precisamos nos antecipar a essa situação crítica. Além disso, uma convocação futura pode acarretar custos adicionais, uma vez que será necessário realizar um novo curso de formação", justificou o presidente do Sinait. Bob Machado também destacou que a nomeação dos 900 novos auditores-fiscais não atenderá nem 15% das vagas em aberto. Atualmente, a real necessidade do órgão é de 3.644 servidores, número que reflete as vagas disponíveis.
É importante ressaltar que todos os órgãos federais têm a possibilidade de solicitar a convocação de 25% dos excedentes após o preenchimento das vagas imediatas. Contudo, essa solicitação deve ser aprovada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Para que novas convocações além desse percentual sejam realizadas, é necessário um decreto presidencial, mesmo que o órgão ainda possua candidatos aprovados em cadastro de reserva.
Mais de 300 mil Candidatos Participaram do Concurso AFT
O concurso AFT foi um dos mais competitivos do Enem dos Concursos. Ao todo, foram registradas 315.899 inscrições para as 900 vagas imediatas disponíveis para a função de auditor-fiscal do trabalho.
Entre os candidatos do Concurso Unificado, a carreira de AFT foi a terceira mais disputada, ficando atrás apenas das funções de técnico em indigenismo (Funai), com 323.250 inscritos, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE (região Nordeste), com 316.543.
Com a exigência de formação superior em qualquer área, a carreira de auditor-fiscal do trabalho oferece uma remuneração inicial de R$23.921,71, incluindo o salário-base e um auxílio-alimentação de R$1 mil.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas do CNU, aplicadas em agosto de 2024.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.