O Banco de Brasília (BRB) anunciou que o prazo de validade do concurso para escriturário, realizado em 2022, foi estendido até fevereiro de 2027.
Em comunicado oficial, o BRB ressaltou que essa prorrogação tem como objetivo proporcionar mais tempo para a convocação dos aprovados, com a intenção de preencher as 200 vagas que estão disponíveis no cadastro de reserva.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
"A decisão reflete nosso compromisso com a valorização das pessoas e a gestão estratégica de talentos. Com isso, seguimos convocando candidatos do cadastro reserva, que possui 200 vagas. Assim, o BRB continua a criar oportunidades para novos profissionais se juntarem à nossa equipe, reforçando nossa capacidade de atender às demandas do mercado e de oferecer serviços cada vez mais inovadores e eficazes", declarou o banco. A extensão da validade foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na terça-feira, dia 4.
É importante lembrar que o resultado final do concurso BRB para escriturário foi divulgado em fevereiro de 2023 e tinha um prazo de validade de dois anos. Inicialmente, o edital oferecia 300 vagas, mas esse número foi aumentado posteriormente.
Dois meses após o início das inscrições, o Banco de Brasília anunciou um acréscimo no número de vagas, que subiu de 300 para 500. Dentre estas, 300 são para provimento imediato, o que representa o dobro da oferta inicial, e 200 foram reservadas para cadastro de reserva, 50 a mais do que o previsto no edital.
BRB Realiza Chamadas Imediatas
Desde a homologação do concurso, o BRB tem feito diversas convocações de aprovados para o cargo de escriturário. Em março do ano passado, 50 candidatos foram chamados para assumir suas funções.
Em outubro, foram oficializadas mais 100 convocações, além de outras ocorrências durante esse período.
Já em janeiro deste ano, o banco convocou mais 72 escriturários e anunciou o encerramento das chamadas para as 300 vagas imediatas. A partir de agora, o BRB poderá convocar os 200 aprovados que estão na lista de espera, seguindo a ordem de classificação.
O Banco de Brasília havia antecipado que a convocação dos candidatos classificados seguiria um cronograma específico:
- Pelo menos 25% das vagas de provimento imediato previstas neste edital seriam preenchidas no primeiro semestre de 2023;
- Pelo menos 25% das vagas de provimento imediato previstas neste edital seriam preenchidas no segundo semestre de 2023;
- Pelo menos 25% das vagas de provimento imediato previstas neste edital seriam preenchidas no primeiro semestre de 2024;
- Pelo menos 25% das vagas de provimento imediato previstas neste edital seriam preenchidas no segundo semestre de 2024.
Desde 2019, o BRB já realizou seis concursos.
Segundo a instituição, essas seleções resultaram na contratação de mais de 1.200 profissionais, abrangendo escriturários, analistas de TI, engenheiros de segurança do trabalho, advogados e médicos do trabalho.
"O BRB está em constante expansão, e as pessoas são o foco da nossa estratégia. Com a prorrogação da validade do concurso de escriturário até 2027, garantimos mais tempo para aumentar nossa equipe com profissionais qualificados, fortalecendo a cultura de excelência que construímos nos últimos anos. Continuamos investindo no desenvolvimento de nossos colaboradores e na oferta da melhor experiência a nossos clientes em todo o Brasil", afirmou o presidente do Banco, Paulo Henrique Costa.
Revise como foi o último concurso do BRB
O concurso BRB de 2022, organizado pelo Iades, disponibilizou 500 vagas para o cargo de escriturário, exigindo nível médio de escolaridade.
Dessas oportunidades, 300 eram para contratação imediata e 200 para a formação de cadastro de reserva.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que, diferentemente das edições anteriores, que eram restritas a Brasília, foram aplicadas em todas as capitais do país.
As provas objetivas abordaram diversas disciplinas, incluindo:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos
- Governança Corporativa e Compliance
- Inovação
- Plano Distrital de Políticas para Mulheres
- Entre outras.
Em 2024, o Banco de Brasília lançou um novo edital com 200 vagas para o cargo de analista de tecnologia da informação, sendo 100 para contratação imediata e 100 para cadastro de reserva. As provas desse concurso foram aplicadas no dia 14 de julho, também sob a organização do Iades.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.