Foi determinado por Wilson Lima, governador do Amazonas, a convocação e nomeação de 312 aprovados no último concurso Seduc-AM, sedo que essas convocações irão suprir o déficit causado pelas aposentadorias e falecimentos de servidores do órgão. O governo do estado afirmou que o quantitativo de convocações está de acordo com Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Na última terça-feira (06), o Carlos Almeida, que é o governador em exercício e chefe da Casa Civil assinou a convocação e a mesma deve ser publicada no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana. Os convocados são profissionais do magistério nas áreas de educação especial (22), pedagogos (39), ensino regular (187), ensino mediado por tecnologia (47) e ensino indígena (17).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Wilson Lima comunicou que está buscando soluções para assegurar as convocações dos aprovados no concurso da Seduc, sendo assim, as convocações ocorrerão de forma gradual, causando o mínimo de impacto financeiro na folha de pagamento do estado. A nova administração herdou o governo com 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) do estado já comprometida com os pagamentos de servidores, sendo que o limite aceitável é de no máximo 46,55%, afirmou o governador.
Com a publicação do processo de seleção, os convocados devem ser efetivados em até 60 dias, segundo o que afirmou Luiz Castro, secretário de Educação. O preenchimento das vagas será de acordo com as recomendações do governo, no termo de ajustamento de gestão que foi firmado entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e a Seduc-AM. Seguindo esse acordo, o TCE-AM foi autorizada a prorrogar os contratos dos professores temporários, sendo que isso ocorreu para não atrapalhar o ano letivo, por isso, o prazo fica estendido até 31 de dezembro de 2019.
A expectativa é começar o ano de 2020 com a convocação dos aprovados para assumirem de forma definitiva os postos que hoje ocupados por aprovados em processos seletivos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.