Faltando 40 dias do Natal, a movimentação nas lojas de Juiz de Fora e São João del Rei vem aumentando e, para compor a demanda e atender os novos clientes, os proprietários investem em novas contratações temporárias para a época. Isso é o que já está acontecendo no comércio, embora bem menos que nos outros anos.
De acordo com levantamento da Federação Nacional de Empresas Terceirizadas, o Natal deste ano terá o menor número de contratações dos últimos dez anos em todo o país. O motivo é a desconfiança dos comerciantes.
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Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora Marcos Casarin, a instabilidade econômica em 2016 influenciou de maneira negativa o comércio da região e os lojistas precisam inovar para lucrar no fim de ano. Ele orientou os proprietários para que os mesmos usufruam do período para garantir clientes no futuro.
“A contratação sempre começou em outubro, mas agora, por tudo que nós estamos vivendo, começou em meados de novembro. A luta na verdade está em manter os funcionários que estão trabalhando. Por isso, imagino que 20% ou 30% das lojas estão contratando agora”, afirmou.
O presidente da CDL disse ainda que precisa haver coragem por parte dos lojistas para enfrentar a crise. “Quanto mais contratação, maior o poder de compra. Mas a gente não vê uma publicidade chamando para o Natal. Esse período pode servir como captação também. As vendas do ano passado já não foram altas e esse ano deve pelo menos manter. A realidade não é de que aumente, só se acontecer algo novo, mas isso é muito difícil”, disse.
Uma loja de vestuário em um shopping de Juiz de Fora está contratando. “Geralmente, nós dobramos a equipe. Trabalhamos com cinco pessoas durante o ano todo e colocamos nove pessoas mais ou menos no final. Contratamos um pouco antes pra treinar e fazemos um contrato de experiência”, comentou Vinícius Lucas.
Ele explicou o processo e chamou atenção para a experiência que qualquer vendedor temporário.
“Nós fazemos uma pré-seleção bem criteriosa, temos um formato de entrevista, bate-papo e procuramos um perfil que vai assimilar rápido o que a gente precisa. Preparamos o material, passamos dois, três dias treinando. Durante esse tempo eles não vendem, só depois colocamos com um profissional mais antigo da loja. No calor do Natal nós chegamos com os vendedores prontos no final de dezembro, como se tivessem trabalhando o ano inteiro”, afirmou.
Sobre a crise citada pelo presidente da CDL como fator complicador nas vendas, ele assegurou não ser um empecilho para a loja que coordena. “Nós estamos segurando bem as pontas, enfrentando com coragem. Não olhamos para a crise e sim para o nosso trabalho. Esperamos uma venda semelhante a do ano passado, mas achamos difícil crescer”, concluiu.
Em São João del Rei, a empresária Luciana Soares espera que o movimento aumente, por isso abriu vaga para contratação temporária agora. "O período de Natal ajuda muito o comércio e a gente precisa de pessoas para poder nos ajudar no fim do ano. Temos que fazer essas contratações agora para realizar o treinamento com os novos funcionários", ressaltou.
Mesmo com o otimismo, no município o comércio também pode ser afetado pela economia. "A avaliação a associação comercial é de que nós teremos um Natal com uma redução de 4% a 5% em relação ao ano passado, o que consequentemente vai deixar as contratações um pouco menor, infelizmente", lamentou o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de São João del Rei, José Egídio de Carvalho.
O presidente da CDL de Juiz de Fora orienta os lojistas a aproveitarem o final de ano como um ponto de virada e começarem 2017 colhendo frutos de um bom trabalho no final de 2016:
1º - Contar com uma equipe preparada: “É o principal. Ter uma equipe treinada, um vendedor bem preparado pode ajudar muito. Isso não é gasto, é investimento, porque as vendas perdidas em momentos como estes não são recuperadas”.
2º - Ter variedade no estoque: “Não adianta ter quantidade, é preciso ter variedade. Às vezes, ele (lojista) pensa em não abastecer a loja e vender o que tem. Só que ele precisa ter o que o cliente quer comprar, não o que ele tem disponível.”.
3º - Fidelizar clientes: “No Natal, se vende mais e isso é uma boa oportunidade para que os lojistas fidelizem os clientes. A venda de um mês só não sustenta uma empresa, por melhor que seja. É preciso ter um bom atendimento.”.
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