Apresentaram-se no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) na última quinta-feira (18) de julho, 500 candidatos aprovados no Polícia Militar do Rio de Janeiro. Essa é a segunda turma a ingressar no curso de formação profissional só em 2019, afirmou a Assessoria de Imprensa da corporação.
O governador do estado convocou os aprovados no começo do mês de julho, esses passaram por todas as etapas do concurso PMERJ que foi realizado em 2014. Mais de dois mil serão convocados para o curso de formação, afirmou o governador Wilson Witzel.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As convocações serão para reforçar e recompor o quadro efetivo da corporação, aumentando o patrulhamento ostensivo das ruas, a medida só foi possível por causa de um acordo entre Governo do Estado e Alerj, pois a casa se comprometeu a pagar os salários de todos os convocados até o fim de 2020.
As convocações podem representar um ponto positivo para a abertura de um novo concurso de soldados da PMERJ, pois, tanto Polícia Militar quanto o governo afirmaram que o próximo concurso irá ocorrer somente após a convocação de todos os aprovados no concurso de 2014.
Para concorrer a carreira de soldado é necessário possuir nível médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e idade entre 18 e 30 anos. A remuneração de um soldado durante o curso de formação é de R$2.213,62, após a conclusão do curso o valor inicial vai para R$3.452,55 por mês.
O coronel Mauro Fliess, porta voz da PM do Rio, já adiantou que os estudos para uma nova seleção para soldados já está sendo realizado. Ele recomendou no último dia 18 de junho, que os candidatos se dedicassem aos estudos, pois um novo edital será lançado em breve.
A recomposição do efetivo é uma das principais metas do governo estadual, afirmou Coronel Figueredo, secretário da Polícia Militar. Estudos indicam que o número ideal de servidores na corporação deveria ser mais de 60 mil, porém, o quadro atual é de apenas 43.800 soldados, ou seja, a PM tem hoje um déficit de mais de 16 mil agentes.
Wilson Witzel afirmou que pretende colocar nas ruas até o final deste ano, mais cinco mil policiais para reforçar policiamento militar no Rio de Janeiro, isso pode favorecer a abertura de um novo concurso público.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.