A Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro convocou na última quarta-feira (11) mais de 232 candidatos a soldados do concurso PMERJ realizado em 2014, os concorrentes podem conferir os seus nomes do na lista que foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Os candidatos foram convocados para a entrega dos documentos, essa etapa antecede o início do curso de formação profissional. Após o comparecimento dos convocados, a PM realizara outra convocação para que sejam iniciadas as aulas.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os convocados devem comparecer nos dias 11 e 13 de setembro no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças. 554 outros concorrentes foram convocados para apresentarem suas documentações só nas últimas semanas.
Wilson Witzel, governador do estado, logo que assumiu seu posto, se comprometeu a convocar três mil candidatos aprovados no concurso PMERJ para o curso de formação em 2019, mil aprovados já iniciaram as aulas até o momento. Com isso, espera-se que mais dois mil aprovados sejam convocados ainda este ano.
O governo tem como principal objetivo, fazer reposição do efetivo da corporação e melhorar o patrulhamento nas ruas. Essas convocações só foram possíveis por conta de um acordo feito entre o estado e a Assembleia Legislativa (Alerj), sendo que a Casa se comprometeu em pagar os salários dos convocados até o fim de 2020.
As convocações podem representar uma aproximação de realização de um novo concurso da PMERJ, pois, tanto o governo quanto a Polícia Militar afirmaram que um novo seria aberto após as convocações de todos os aprovados no concurso de 2014. A PM está aguardando a convocação de todos para abertura de um novo processo, mas o coronel Mauro Fliess, porta-voz da corporação, afirmou que os estudos para um novo concurso para o cargo de soldado já começaram.
Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir nível médio completo, CNH, idade entre 18 e 30 anos. Os aprovados recebem salário de R$2.213,62 durante o curso de formação e de R$3.452,55 após o término do curso. Até 2021 serão contratados 8 mil soldados para Polícia Militar do Estado, afirmou Witzel na última terça-feira (10) de setembro, para isso será necessário realização de novos concursos.
O governador já concedeu um aval para que o coronel Rogério Figueredo, secretário de Polícia Militar do Rio abra mais vagas nos cursos de formação de soldados, que afirmou também que até o final deste ano, mais 600 policiais estarão aptos para serem distribuídos entre os batalhões de todo o estado.
Segundo Witzel, o governo tem previsão de que até 2020, mais 4 mil soldados estejam em processo de formação, esse é o mesmo número de concursados que serão convocados até 2021. Para que isso ocorra, o governo terá que abrir 9 mil vagas nos próximos três anos, pois, o último concurso PMERJ foi realizado em 2014 e possui um cadastro de aprovados com apenas 3 mil candidatos.
Witzel revelou que para poder formar tantos novos policiais, serão instaladas companhias-escolas em alguns batalhões, pois apenas o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) não será capaz de atender toda a demanda. Mas isso deve ocorrer apenas após a convocação de todos os remanescentes do último concurso.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.