Em cumprimento a uma ordem judicial, foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro da última quarta-feira (05) as notas da redação de 46 candidatos do concurso PMERJ 2014, para soldados. Os candidatos que atingiram as notas mínimas para aprovação nesta fase, serão convocados para as próximas etapas.
Os concorrentes passarão ainda pelo exame psicológico, exame antropométrico, exame psicológico, exame Físico, exame médico, teste toxicológico e pesquisa social e documental. Com a nova divulgação, o quantitativo de redações corrigidas passou do que estava previsto inicialmente, que era de 70.
A Exatus, organizadora da seleção publicou no último dia 18 de julho, a nota de mais de 50 redações. O objetivo das correções é elevar o número de aprovados no concurso da Polícia Militar 2014 e aumentar o quantitativo de convocações para o curso de formação de soldados.
O governador do Estado, Wilson Witzel informou que serão convocados 800 remanescentes do concurso para soldados de 2014 ao decorrer do ano de 2020. Mas, de acordo com secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueiredo, a corporação deve esperar que sejam completadas 400 vacâncias para a nova turma do Curso de Formação seja aberta.
O deputado Bruno Dauaire (PSC), que é presidente da Comissão de Servidores da Assembleia Legislativa (Alerj), a PMERJ registra uma média de 70 saídas por mês, que inclui desligamentos por morte, exonerações, aposentadoria, entre outros. Até o fim do mês de abril, já havia 252 postos vagos.
Com isso, é possível que entre julho e agosto, as 400 vagas sejam atingidas, informou o parlamentar. Os projetos de lei que preveem a convocação de todos os aprovados no concurso PMERJ 2014 estão em tramitação. A Polícia Militar do Rio de Janeiro pretende abrir uma nova turma para curso de formação em agosto. Mas, considerando todas as restrições oriundas do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ao qual o Estado está submetido.
O RRF determina que os órgãos estaduais só poderão realizar novas contratações para reposição de cargos que tenham ficados vagos a partir da data da assinatura do Regime, que ocorreu em setembro de 2017.
De acordo com o governador Wilson Witzel, uma nova seleção só poderá ser realizada após a convocação dos 800 remanescentes do concurso de 2014. Ainda de acordo com o governado, a expectativa é de que a nova seleção tenha oferta de 2 mil vagas para o cargo de soldado.
Witzel chegou a anunciar durante uma coletiva de imprensa que o novo concurso já havia sido autorizado pelo subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. A assessoria de imprensa da PM informou que o novo concurso está em fase de planejamento.
O salário de um soldado da Polícia Militar é de R$2.213,62, durante o curso de formação. Após a conclusão do curso, o salário passa ser de R$3.452,55. Para concorrer a função é necessário possuir nível médio completo, altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior e idade entre 18 e 35 anos.
A Editora Solução é referência em apostilas para concursos. Acesse e confira:
www.editorasolucao.com.br