As provas objetivas do exame PMERJ realizadas no domingo, 7 de agosto, mostraram que 48% dos candidatos faltaram. Do total de 117.638 pessoas que se inscreveram para ser soldado:
60.748 estiveram presentes na prova; e
56.890 não compareceram aos locais de realização da etapa.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV), em conjunto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, confirmou os dados nesta segunda-feira, 8.
Os candidatos já informaram à reportagem sobre a alta abstenção nas salas.
O exame objetivo do concurso de soldado da PMERJ foi realizado pela segunda vez. A primeira aconteceu em agosto de 2023, mas foi cancelada devido a vários erros.
Como resultado dessas circunstâncias, o contrato que previa a organização do concurso, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), foi rompido e a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida para conduzir a nova prova.
Mesmo antes da reaplicação das provas pela FGV, cerca de 2.000 candidatos, dos 119.599 inscritos, haviam optado por não participar da seleção e solicitaram a devolução de suas taxas.
Os candidatos enfatizaram que as provas de domingo, 7 de agosto, estavam organizadas e com o nível de cobrança esperado para a FGV.
O site da banca organizadora do concurso, a FGV, disponibilizará os gabaritos oficiais das provas objetivas a partir das 12h de terça-feira, 9.
Os candidatos terão a oportunidade de entrar com recurso no portal da banca nos dias 10 e 11 de abril, caso sejam contrários aos gabaritos apresentados.
Os aprovados receberão ganhos de acordo com seu momento de carreira. Os alunos que participam do Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que dura 12 meses, receberão R$2.956,41 como remuneração bruta.
Os soldados receberão um salário inicial de R$5.233,88 após a formatura. A contratação será realizada sob o regime estatutário, que garante a estabilidade do exército.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.