As provas objetivas do concurso PMERJ para soldados estão confirmadas para o domingo, 7 de abril. O processo de candidatura ocorrerá no turno da tarde, das 13h às 17h.
Os candidatos devem chegar aos locais de prova com uma hora e meia de antecedência, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os portões serão fechados às 12h30, horário de Brasília Distrito Federal.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os inscritos não poderão entrar após o fechamento dos portões. O site da FGV já está disponível para consultar os locais de prova.
O edital do concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro especifica que os candidatos devem levar:
caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente; e
documento oficial de identidade.
Os seguintes documentos oficiais de identidade serão considerados:
Carteiras expedidas pelas Forças Armadas, pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares;
Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens e Conselhos de Classe) que, por Lei Federal, valem como identidade;
Certificado de Reservista;
Passaporte;
Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura;
Carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade;
Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo expedido com foto e em papel, na forma da Lei nº 9.503/97).
Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; títulos eleitorais; Carteiras de Motorista (modelo sem foto e digital - modelo eletrônico); carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Até mesmo uma cópia autenticada de um documento de identidade ou um protocolo do documento não será aceito.
Como os candidatos precisam ser identificados civilmente tanto antes quanto durante a prova, é proibido que os candidatos apresentem a CNH ou qualquer outra carteira de identidade eletrônica.
Ao entrar na sala, os celulares devem ser desligados, retiradas as baterias e guardados dentro do envelope fornecido pela FGV. Eles devem permanecer lacrados dentro da sala até a saída definitiva do local da prova.
Além disso, não será permitido o uso de livros, dicionários, códigos impressos, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de consulta.
A organização do concurso também proíbe o uso de relógios de qualquer tipo, material ou especificação, óculos escuros ou acessórios de chapelaria (por exemplo, chapéu, boné, gorro, etc.), bem como acessórios avulsos que cobrem parte ou todo o corpo (por exemplo, mantas, cobertores, etc.).
Atenção! Além do caderno de questões, cartão de respostas ou folha de respostas (redação), não é permitida nenhuma anotação ou uso de papel ou material semelhante. Até mesmo a anotação de gabarito é proibida.
A prova objetiva do concurso PMERJ durará quatro horas. O candidato só terá permissão para deixar o local de prova após duas horas, ou seja, a partir das 15h.
Só será permitido levar o próprio exemplar do caderno de questões se você sair da sala 30 minutos antes do término da prova.
Ao final da prova, os três últimos candidatos devem permanecer na sala até que o último termine a prova. Eles devem assinar a ata de inspeção, atestando que a inspeção é adequada e sair da prova apenas uma vez.
Neste concurso, a Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados.
Os seguintes são requisitos para ser soldado:
nível médio completo;
idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados receberão ganhos de acordo com seu momento de carreira. Os alunos que participam do Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que dura 12 meses, receberão R$2.956,41 como remuneração bruta.
Os soldados receberão um salário inicial de R$5.233,88 após a formatura. A contratação será realizada sob o regime estatutário, que garante a estabilidade do exército.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.