O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro anunciou a extensão da validade do concurso CBMERJ de 2023, que abrange as funções de soldado e sargento, por mais um ano.
A decisão foi formalizada em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 17, com a assinatura do comandante-geral da corporação, Tarcísio de Salles.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O prazo original, que se encerraria em 23 de fevereiro de 2025, agora será estendido até 23 de fevereiro de 2026.
A portaria de prorrogação do concurso CBMERJ pode ser consultada a seguir:
Com essa prorrogação, o CBMERJ poderá chamar mais candidatos aprovados nos próximos meses, utilizando a lista de classificados que ainda não iniciaram o curso de formação.
Lançado em janeiro de 2023, o edital do concurso CBMERJ disponibilizou 800 vagas, sendo 670 para o cargo de soldado e 130 para sargentos músicos.
A seguir, veja a distribuição das oportunidades por qualificação e subespecialização:
Para a função de soldado, as vagas foram distribuídas entre as seguintes especialidades: pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico, carpinteiro, pintor, condutor e operador de viaturas, mecânico, lanterneiro, serralheiro, borracheiro e técnico em telefonia.
Além disso, estavam disponíveis vagas para técnico em radiofonia, eletrotécnico em telecomunicações, corneteiro e mestre de lancha.
Quanto ao cargo de sargento músico, as especialidades contempladas foram clarinetista, flautista, flautinista, saxofonista, fagotista, oboísta, trompetista, trombonista, bombardino, tubista, trompista e contrabaixista.
Além disso, houve vagas para percussionistas, pianistas, violinistas, violistas e violoncelistas.
Requisitos para o concurso CBMERJ
Os requisitos variaram conforme o cargo em 2023. No entanto, todos os candidatos precisavam ter no mínimo 18 anos na data da nomeação e não ultrapassar 32 anos no dia da abertura das inscrições.
As exigências de escolaridade foram as seguintes:
- Condutor e operador de viaturas: ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E.
- Pedreiro, bombeiro hidráulico, lanterneiro, pintor de automóveis, serralheiro e borracheiro: curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional reconhecida pelo MEC.
- Mestre de lancha: Carteira de Habilitação do Amador (CHA) na categoria mínima de Arrais-Amador.
- Demais especialidades: curso técnico na área específica, emitido por instituição reconhecida pelo MEC.
Para os sargentos músicos, além da idade mínima de 18 anos na nomeação e até 32 anos na abertura das inscrições, também era necessário ter um curso técnico na respectiva área.
Como foram realizadas as provas do concurso CBMERJ?
Os candidatos do concurso foram submetidos a diversas etapas, que incluíram prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), teste de habilidades específicas, quando aplicável, exame de saúde, análise documental e de títulos, conforme previsto no edital.
A prova objetiva consistiu em 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Raciocínio Lógico: 15 questões
- Conhecimentos Específicos: 30 questões
Candidatos que obtiveram menos de 30 pontos na prova de conhecimentos ou que não acertaram ao menos uma questão de cada disciplina foram desclassificados.
Novo concurso CBMERJ em fase de aprovação
Um novo concurso para o CBMERJ está se aproximando, com a banca organizadora já contratada e os preparativos em andamento. O edital encontra-se em fase de aprovação e pode ser divulgado a qualquer momento.
Recentemente, foi revelado que a minuta do edital está pronta e foi enviada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para validação.
Segundo a organizadora, Idecan, após a análise da PGE, o documento passou por ajustes e agora aguarda avaliação do setor jurídico.
Após essa etapa, o documento será encaminhado novamente à PGE antes da sua divulgação. As últimas atualizações foram comunicadas em 6 de fevereiro.
O novo concurso oferecerá 144 vagas para soldado bombeiro militar, com foco na área de Busca e Salvamento. Para se candidatar, o interessado deve ter completado o ensino médio.
A seleção já recebeu autorização do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Dentre as vagas, 20% serão destinadas a candidatos negros e indígenas, e 10% serão reservadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. O restante das vagas será preenchido por ampla concorrência.
Atualmente, um soldado bombeiro militar recebe um salário de R$2.956,43 durante a formação, que aumenta para R$5.233,88 após a conclusão do curso, tornando essa uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na corporação.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.