Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Interior de São Paulo cresce em franquias

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) levantou que um crescimento de 8,3% no número de franquias no país em 2016. Os setores que mais tiveram crescimento foram os de saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos; moda e alimentação. Com a crise, o número de novos contratos aumentou, e o interior de São Paulo foi uma das regiões com a taxa de crescimento mais significativa.

“Na época difícil, todo mundo começa a buscar novos mercados, novas opções. E o mercado do interior, especialmente do interior de São Paulo, é extremamente rico e promissor”, destaca o diretor regional da ABF em Campinas (SP), Ricardo Alves.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

O destaque para o interior ocorre porque muitas marcas eram encontradas só na capital paulista. "Na época difícil, todo mundo começa a buscar novos mercados, novas opções".

Alves explica que o setor de franquias se fortalece mais porque as pessoas vão atrás de negócios mais seguros para investir, para não correr nenhum risco perante a crise. Tanto que o perfil dos empreendedores envolve pessoas com idade avançada, desempregadas, que têm dificuldade de conseguir uma recolocação no mercado.

Cuidados

Apesar de ser uma escolha que possa ser considerada promissora, o mercado das franquias ainda exige alguns cuidados. Para o consultor de negócios e professor da Fundação Getúlio Vargas Alcidinei Sentalin, a principal dica para aqueles que pensam em adquirir uma franquia é a informação: prestar atenção na apresentação feita pela empresa, o plano de negócios da franquia e os dados da circular de oferta do investimento.

"Tem que ser tratado como um negócio, uma oportunidade, uma chance, e nunca como modismo. Então, não é porque a franquia está crescendo que todas as franquias vão se dar bem."

O retorno do investimento, em geral, pode demorar de 18 a 24 meses, de acordo com o consultor, e, por isso, o empreendedor deve considerar a afinidade que tem com o negócio escolhido. Conversar com outros franqueados do mesmo empreendimento também é uma dica valiosa.

“Pesquise com os franqueados, com os ex-franqueados, as razões pelas quais eles abdicaram da marca. Busque o conhecimento com eles”, informa ele.

Isso foi seguido pela franqueada Renata Arantes, que, depois de muito procurar sobre, investiu em uma franquia voltada para alimentação saudável juntamente com sua irmã.

“Já era um sonho, e hoje ele é realizado”. A dica que ela deixa é para que os interessados planejem. “É planejar bastante, investir bastante e crescer”.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br