Por causa do avanço do novo Coronavírus (Covid-19) a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, resolveu suspender a realização das provas do concurso, além de retificar o edital de abertura. O documento de retificação foi publicado no site da Faculdade de Tecnologia Alfa de Umuarama, organizadora do concurso, última segunda-feira, 13 de abril.
A suspensão foi publicada no dia 24 de março. As provas objetivas seriam aplicadas o dia 19 de abril. Logo que a situação de emergência for normalizada, um novo calendário deverá ser publicado. A comissão do concurso decidiu prorrogar o prazo de inscrições, com isso, elas serão realizadas até o dia 24 de abril de 2020.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 24 de abril. Os candidatos que não concordarem com alterações ou com a suspensão do cronograma do concurso poderão pedir o cancelamento de suas inscrições e com isso, o ressarcimento o valor da taxa. Para isso, o candidato deve preencher o formulário disponível no Anexo I do edital de retificação e depois envia-lo para o e-mail da organizadora.
Se os candidatos preferirem, poderão protocolar o requerimento na Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, PR, até o dia 24 de abril, colocando o mesmo aos cuidados da Comissão Organizadora de Concursos. A primeira alteração é referente as provas de títulos, que antes seriam aplicadas apenas aos cargos de Professor de Artes, Professor de Educação Física, Procurador Municipal e Professor 40 horas.
A análise dos documentos tem como propósito avaliar a formação profissional e continuada dos concorrentes. Esta etapa só será aplicada aos candidatos aprovados na prova escrita. A realização da prova dissertativa para os candidatos aos cargos de ensino médio e de Professor 40 horas, também foi incluída na seleção. Ela será composta por uma redação (texto dissertativo) e valerá 20% da nota da prova escrita.
Serão corrigidas apenas as redações dos candidatos que atingirem o mínimo de 48 pontos ou 60% de aproveitamento na prova objetiva. A redação deverá conter de 20 a 30 linhas, onde será avaliada a coerência, clareza, objetividade e o domínio da norma culta da língua portuguesa.
Os cargos de nível superior, com exceção do Professor 40 horas, tiveram incluídos em suas provas objetivas, mais duas questões dissertativas, em forma de resposta sobre o cargo concorrido. As correções das questões dissertativas irão considerar domínio da norma culta na forma escrita do idioma e a clareza na exposição das ideias.
Em ambos os casos, em caso de empate na última classificação, serão convocados todos os empatados. Os demais candidatos deste cargo serão considerados desclassificados.
A principal mudança foi relacionada a prova prática, que inicialmente seria aplicada apenas aos cargos de motorista e operador de máquinas, mas que agora serão realizadas também para o cargo de procurador municipal. Mas, só serão convocados para a realização das provas práticas, os candidatos que atingirem nota igual ou maior que 60 pontos.
O cargo de procurador municipal passará por prova prática, composta por uma redação de peça processual, mas apenas os cinco primeiros candidatos classificados na prova escrita serão convocados para a etapa. Se houver empate na última classificação, serão convocados todos os empatados, já os demais concorrentes a este cargo serão desclassificados da seleção.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.